“Deus salve o rei”, diz primeira-ministra britânica após morte de Elizabeth II
Liz Truss destacou devoção da monarca, cujo reinado foi o maior da história do Reino Unido, ao trabalho como chefe de Estado
A primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss falou publicamente pela primeira vez nesta quinta-feira (8) sobre a morte da rainha Elizabeth II, e deu as boas-vindas ao início do reinado de seu sucessor, Charles III.
Se referindo ao reinado de Elizabeth II como a “segunda era vitoriana”, Truss afirmou que “entraremos em uma nova era da magnificente história do nosso país exatamente como a rainha gostaria, dizendo as palavras ‘Deus salve o rei’”.
Truss, que assumiu oficialmente o cargo na terça-feira (6) após se encontrar com a monarca, destacou que “estamos todos devastados pelas notícias que ouvimos de Balmoral. A morte da Sua Majestade, a rainha, é um grande choque para a nação e para o mundo”.
Ela destacou que a rainha serviu como a “fundação” sob a qual o Reino Unido moderno foi construído, e que o país “cresceu e floresceu” durante o reinado da monarca, sendo “o grande país que é hoje devido a ela”.
A política lembrou da trajetória da rainha no trono, com a ascensão ao posto após a Segunda Guerra Mundial, e destacou que Elizabeth “capitaneou o desenvolvimento da Comunidade de Nações de um pequeno grupo de 7 nações para uma família de 56, em todos os continentes do mundo”.
Truss afirmou que “somos hoje uma nação pujante, moderna e dinâmica” e que Elizabeth II “forneceu a estabilidade e força que precisávamos”. “Ela era o espírito da Grã-Bretanha, e esse espírito continuará”.
A primeira-ministra citou o “feito extraordinário” da rainha de representar o país “com graça e dignidade por 70 anos”, no mais longo reinado da história do Reino Unido. “Ela foi adorada e amada pelas pessoas do Reino Unido e de todo o mundo”, ressaltou.
“A devoção dela ao trabalho é um exemplo para todos nós. No começo desta semana, aos 96 anos, ela estava determinada a continuar seu trabalho quando ela me indicou como primeira-ministra”, relatou Truss.
“Nos momentos difíceis à frente, nós nos uniremos com nossos amigos pelo Reino Unido, a Comunidade das Nações e pelo mundo, para celebrar a vida extraordinária de serviço dela. É um dia de grande perda, mas a rainha Elizabeth II tem um grande legado”, disse a política.
“Hoje, a coroa passa, como ocorre há mais de 1000 anos, para nosso novo monarca, novo chefe de Estado, Sua Majestade Charles III”, anunciou.
Sobre o reinado de Charles, ela afirmou que “devemos nos unir para apoiá-lo, a ajudá-lo a aguentar a responsabilidade que carrega por todos nós. Oferecemos a ele nossa lealdade e devoção, assim como sua mãe dedicou tanto a tantos de nós por tanto tempo”.
FOTOS — Quem é o rei Charles III, que assume o trono britânico
[cnn_galeria active=”1926015″ id_galeria=”1926001″ title_galeria=”Quem é o rei Charles III, que assume o trono britânico”/]