Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sobe para 34 o número de mortos em deslizamento de terra na Colômbia

    Vice-presidente do país, governadores e prefeito se pronunciaram sobre o ocorrido em rede social

    Drone mostra estragos de deslizamento que deixou 23 mortos na Colômbia
    Drone mostra estragos de deslizamento que deixou 23 mortos na Colômbia REUTERS

    Da CNN

    Deslizamentos de terra na Colômbia, na estrada que liga as cidades de Quibdó e Medellín, nos departamentos de Antioquía e Chocó, deixaram 34 mortos, informou a província de Chocó.

    Pelo menos 25 pessoas também ficaram feridas e um número desconhecido ainda está desaparecido, pois a lama engoliu completamente vários carros na estrada, segundo as autoridades.

    A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, informou em sua conta na rede social X, antigo Twitter, que estão tomando as medidas necessárias para resolver a situação.

    “Fomos notificados de uma emergência na rodovia Quibdó-Medellín, no quilômetro 17 do município de Carmen del Atrato, Chocó, em decorrência de um deslizamento de terra que deixou dezenas de pessoas e veículos presos na área”, informou.

    Equipes foram mobilizadas / Província de Chocó, Colômbia

    Já o governador de Antioquia, Andrés Julián Rendón, confirmou à CNN que os deslizamentos foram registrados no departamento de Chocó. Também disse que estão ajudando com materiais e equipamentos para resgatar os atingidos.

    Grave emergência

    A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, relatou nas redes sociais uma “grave emergência devido a um deslizamento de terra na estrada que vai de Quibdó a Medellín”. E acrescentou: “Já instalamos a PMU [Posto de Comando Unificado] e estamos no Conselho Extraordinário de Gestão de Riscos enfrentando a grave emergência junto com todas as autoridades, agências de socorro e todo o sistema de gestão de riscos departamental”.

    O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, disse no X que por meio do Departamento Administrativo de Gestão do Risco de Desastres “colocamos à disposição todas as nossas capacidades dos bombeiros de Medelín para apoiar o gerenciamento da emergência no Chocó. Nossa solidariedade e compromisso”.

    A Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres da Colômbia informou no X que ativou um posto de comando unificado para responder à emergência na rodovia Quibdó-Medellín.

    Na mesma linha, o Ministério dos Transportes informou que pessoal do Instituto Nacional de Estradas de Rodagem (Invías) está na área verificando a situação. Invías indicou em comunicado que as capitais Chocó e Antioquia estão isoladas.

    Com informação da Reuters e CNN em Espanhol

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original