Desastre nuclear de Chernobyl completa 35 anos; veja fotos históricas
Cidade de Slavutych foi construída para receber as vítimas do vazamento nuclear que dizimou Pripyat e realiza ato para lembrar das vítimas nesta segunda-feira


Moradores da cidade ucraniana de Slavutych se reuniram na praça principal na manhã desta segunda-feira (26) para lembrar das vítimas do pior desastre nuclear da história. Slavutych está localizada a cerca de 50 quilômetros de Chernobyl, onde o reator nº 4 explodiu em 26 de abril de 1986, liberando grandes quantidades de radiação na atmosfera.
A cidade foi construída em 1986 depois que os residentes da vizinha Pripyat, perto de onde o reator danificado estava localizado, foram realocados permanentemente e a cidade foi abandonada.
- 1 de 8Carrinhos em um parque de diversões abandonado em Pripyat, a três quilômetros da usina nuclear de Chernobyl
- 2 de 8Uma sala ainda em ruínas 10 anos após o desastre nuclear de Chernobyl
- 3 de 8Alfândega da Alemanha Ocidental examina carros e pessoas que chegam do Leste da Europa, onde Chernobyl contaminou as plantações, 1986
-
- 4 de 8Parque fechado em Berlim, Alemanha, após o acidente do reator da usina nuclear de Chernobyl, 1986
- 5 de 8Um parque de diversões abandonado em Pripyat, a três quilômetros da usina nuclear de Chernobyl
- 6 de 8Cadáver deformado de um leitão de fazenda perto de Chernobyl após desastre, em exibição no Museu de Chernoby,l em Kiev, em 1995
-
- 7 de 8Katia, de 1 ano e meio, no centro de hematologia de Minsk, com leucemia. Ela morreu em agosto de 1995
- 8 de 8Reator número quatro da usina de Chernobyl, o responsável pela explosão
A explosão na estação nuclear enviou uma nuvem de lixo radioativo sobre grandes partes da Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia.
Milhares de bombeiros, engenheiros e médicos foram enviados ao local para combater o incêndio e evitar que outros reatores explodissem. Expostos a altas doses de radiação, muitos deles morreram na primeira noite.
As pessoas acenderam velas e lanternas guiadas por um padre em oração, antes de colocar velas e flores no memorial na praça.