Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deportações dos EUA para Venezuela devem começar dentro de 30 dias

    Nicolás Maduro havia sinalizado disposição para receber imigrantes venezuelanos de volta

    Da CNN

    Tom Homan, responsável por assuntos relacionados à fronteira e imigração no governo dos Estados Unidos, disse que os voos transportando imigrantes deportados para a Venezuela começariam “dentro dos próximos 30 dias”.

    A informação foi revelada em entrevista ao New York Times publicada nesta sexta-feira (7) e acontece uma semana após o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se reunir com Richard Grenell, enviado do presidente dos EUA.

    Durante a reunião em Caracas, ambos os governos confirmaram que foram discutidas questões migratórias e o impacto das sanções econômicas no país sul-americano.

    Horas depois da reunião, o governo Trump anunciou que seis cidadãos americanos detidos na Venezuela haviam sido libertados.

    A CNN tenta contato com o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela para obter mais detalhes sobre esses voos de deportação.

    Venezuela aceita receber deportados

    Maduro afirmou que está disposto a receber imigrantes venezuelanos.

    “Queremos que eles voltem. Se eles não os querem lá, nós os queremos, com amor, e abrimos os braços”, pontuou o ditador durante uma sessão do Conselho do Governo Federal no final de janeiro.

    Em janeiro de 2024, a Venezuela anunciou que deixaria de receber voos de repatriação de imigrantes venezuelanos dos EUA, em resposta à decisão do governo americano de reativar algumas sanções econômicas.

    O governo Trump encerrou o Status de Proteção Temporária (TPS) para imigrantes venezuelanos que já residiam nos Estados Unidos.

    Centenas de milhares de venezuelanos receberam o TPS em 2023 e esperavam poder trabalhar e evitar a deportação até o final do outono (nos EUA) de 2026.

    Entretanto, essas pessoas perderão suas proteções em 2 de abril, enquanto aqueles que receberam proteção em 2021 terão até setembro.

    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 7,9 milhões de pessoas emigraram da Venezuela para diferentes países nos últimos anos devido a condições políticas, econômicas e de segurança críticas.

    Tópicos