Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Democrata Phil Murphy vence disputa em Nova Jersey, diz projeção da CNN

    Como os democratas fizeram na Virgínia, a campanha em Nova Jersey consistentemente buscou amarrar o oponente republicano a Trump, que continua profundamente impopular no estado

    Gregory KriegMJ Leeda CNN

    O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, tornou-se o primeiro governador democrata em mais de quatro décadas a ganhar a reeleição no Garden State, de acordo com projeção da CNN nesta quarta-feira (3), sobrevivendo por pouco a uma disputa mais difícil do que o esperado que se arrastou até o dia da eleição.

    A vitória de Murphy sobre o candidato republicano Jack Ciattarelli, embora pequena, desafiou a tendência do estado de votar no partido fora da Casa Branca em suas disputas para governador fora do ano. A Virgínia – a única outra com eleições para governador em anos ímpares – manteve esse padrão histórico na terça-feira, elegendo o republicano Glenn Youngkin em um golpe retumbante para os democratas que haviam conquistado ganhos recentes no estado. Mas, como a Virgínia, os resultados em Nova Jersey – outro estado que o presidente Joe Biden carregou com dois dígitos em 2020 – estão alertando os democratas que lutarão para manter os subúrbios nas eleições de meio de mandato do próximo ano.

    Biden derrotou Donald Trump por quase 16 pontos no Garden State. As pesquisas na disputa para governador sugeriram que os resultados poderiam ser mais limitados, mas à medida que avançava a noite de terça-feira, ficou claro que Murphy tinha um desempenho dramaticamente inferior ao do presidente, apesar de ter índices de aprovação mais positivos no estado do que Biden.

    Como os democratas fizeram na Virgínia, a campanha em Nova Jersey consistentemente buscou amarrar o oponente republicano à figura de Donald Trump, que continua profundamente impopular no estado. Mas esses sentimentos, alguns democratas temeram, podem ter sido minados pelos índices de aprovação estaduais em queda a respeito do governo Biden.

    Os republicanos em Nova Jersey também seguiram um manual semelhante ao da Virgínia, com Ciattarelli – um empresário e ex-legislador estadual – mantendo Trump à distância e, em vez disso, martelando Murphy sobre os impostos e o que ele argumentou serem os terríveis efeitos da resposta pandêmica do democrata negócios.

    A vitória estreita de Murphy pode ser vista como um veredicto sobre o compromisso dele e de outros líderes democratas de mascarar e vacinar os mandatos, que o governador defendeu em um estado que sofreu cerca de 28.000 mortes de Covid-19.

    Antes de a corrida ser convocada, um conselheiro de Murphy disse à CNN que, embora seja muito cedo para diagnosticar em detalhes a queda no entusiasmo democrata em comparação com sua eleição de 2017, o comparecimento robusto em áreas que se opõem a algumas das medidas mais rígidas do governador pode ter complicado seu caminho.

    “Você viu um comparecimento astronômico em lugares como Ocean (County), onde as pessoas se revoltaram com máscaras e vacinas”, disse o consultor. “O que você vê é que as pessoas que estão preocupadas com as vacinas e máscaras têm mais probabilidade de votar nisso do que as pessoas que estão felizes com seu progresso.”

    A pesquisa final da corrida da Universidade de Monmouth mostrou Murphy com vantagem variando de 8 a 14 pontos, dependendo dos diferentes modelos de quem votou. Esses números representaram um estreitamento modesto da corrida, em que os impostos – um problema que Ciattarelli liderou – foram listados como o principal problema. Mas a vantagem de Murphy na questão de em quem os eleitores confiam mais para lidar com a pandemia foi significativamente maior, 45% a 26%, uma lacuna que permaneceu consistente desde o verão. O democrata também teve uma vantagem considerável em uma questão que perturbou a disputa na Virgínia – educação e escolas -, vencendo Ciattarelli por 15 pontos.

    Mas a pesquisa de Monmouth também identificou uma lacuna de entusiasmo que pode ter afetado Murphy, com 38% dos republicanos que se identificam como republicanos dizendo que estão mais entusiasmados do que o normal para votar nesta eleição, em comparação com 24% dos democratas que se identificam.

    Murphy foi salvo, no final, pela vantagem esmagadora que os democratas registrados desfrutam sobre os republicanos registrados – mais de um milhão em Nova Jersey, embora os eleitores de lá tenham mostrado disposição para apoiar candidatos republicanos moderados, como ex-governadores com dois mandatos. Christie Todd Whitman e, antes da eleição de Murphy em 2017, Chris Christie.

    Os assessores de Murphy permaneceram confiantes durante toda a campanha, e na noite da eleição, de que a popularidade do governador o levaria a um segundo mandato. Seus índices de aprovação superaram consistentemente os do presidente – 52% em comparação com os 43% de Biden na pesquisa de Monmouth.

    “Vamos ser reeleitos – ou não – por nosso próprio peso aqui”, disse um assessor de Murphy à CNN antes do fechamento das urnas. Ainda assim, o governador manteve Biden por perto, dando-lhe as boas-vindas à campanha eleitoral e mantendo o contato até a véspera da votação, quando o presidente – no meio de uma viagem ao exterior – ligou e conversou com o governador, de acordo com uma fonte familiarizada com a discussão.

    Murphy, um ex-executivo do Goldman Sachs e embaixador na Alemanha que anteriormente atuou como presidente de finanças do Comitê Nacional Democrata, também enfrentou um quem é quem dos pesos-pesados ​​democratas nacionais. Biden, o ex-presidente Barack Obama e o senador independente Bernie Sanders, de Vermont, foram os principais eventos para ele tentar expulsar eleitores democratas de base.

    Obama, falando em Newark no mês passado, apontou Ciattarelli por ter falado anteriormente em um comício “contra o roubo”, e mais tarde alegou que não sabia do foco do evento. “Aparentemente, o oponente de Phil diz, bem, ele não sabia que era um comício para anular os resultados da última eleição. Irmão, vamos lá”, disse Obama. “Quando você está diante de uma placa que diz ‘Pare com o roubo’, e há um cara na multidão agitando uma bandeira da Confederação, você sabe que não é um churrasco de bairro.”

    O campo de Ciattarelli, em resposta, apontou para suas declarações anteriores afirmando que Biden venceu a eleição – comentários que ele foi atacado por outros republicanos durante as primárias para governador.

    Ciattarelli procurou minimizar as teorias da conspiração alimentadas por Trump sobre a fraude eleitoral – pelo menos no que se refere às suas próprias perspectivas.

    “Não deixe ninguém ficar em casa porque acham que não podemos vencer ou porque é fraudado”, disse Ciattarelli em um evento na semana passada. “Não é fraudado aqui em New Jersey. Podemos vencer esta corrida.”

    Ciattarelli não nomeou Trump, que não apareceu na trilha em Nova Jersey, mas o comentário ressaltou o difícil equilíbrio que os candidatos republicanos têm de atingir nos estados que Biden ganhou para levar os obstinados de Trump às urnas sem alienar os eleitores indecisos dos subúrbios rejeitados pelos primeiros. Comportamento e retórica do presidente. A vitória de Youngkin na Virgínia e a estreita derrota de Ciattarelli em Nova Jersey podem ter ajudado a definir um plano para os candidatos do Partido Republicano nas eleições no ano que vem.

    Em seu segundo debate, em meados de outubro, um moderador pressionou Ciattarelli sobre sua visão de Trump e se ele aceitaria o apoio do ex-presidente e faria campanha ao lado dele. O candidato republicano, que criticou Trump, mas o apoiou no ano passado, sugeriu que não tinha planos de chamar o ex-presidente.

    “Eu vou lá e faço campanha sozinho”, respondeu Ciattarelli. “Vou ganhar minha própria eleição.”

    Tópicos