Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Delegação do Hamas chega ao Egito para negociações sobre acordo

    Premiê israelense chamou contraproposta do grupo palestino de "delirante"

    Ibrahim Dahmanda CNN

    A delegação do Hamas liderada pelo vice-líder Khalil Al-Hayya chegou à capital egípcia, Cairo, na quinta-feira (8) para negociações sobre Gaza, disse o grupo em um comunicado.

    “Uma delegação do Movimento de Resistência Islâmica Hamas chegou na manhã de quinta-feira, liderada pelo Dr. Khalil Al-Hayya, vice-chefe do movimento em Gaza, ao Cairo para concluir as conversas relacionadas ao cessar-fogo”, disse o grupo.

    A CNN noticiou que na quarta-feira (7) o Hamas havia apresentado sua resposta, propondo um acordo em três fases – cada uma com duração de 45 dias – que permitiria a libertação gradual dos reféns mantidos no enclave em troca de prisioneiros palestinos em Israel, bem como o início de um esforço humanitário e de reconstrução em massa.

    Ao contrário das exigências anteriores, o Hamas não exigiu o fim imediato da guerra.

    As negociações para um cessar-fogo permanente aconteceriam durante a trégua, e os reféns restantes só seriam libertados depois que um acordo final para acabar com a guerra fosse firmado, disse o documento.

    O porta-voz do Hamas, Osama Hamdan, condenou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por ter dito na quarta-feira que não havia se comprometido com as exigências “delirantes” do Hamas e que o objetivo de Israel é a “vitória completa”. Ele também pediu aos Estados Unidos que parem de apoiar Israel.

    Tópicos