Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cúpula das Américas sem a presença do Brasil seria evento vazio, diz professor

    Professor da FAAP, Carlos Gustavo Poggio disse à CNN que reunião em Los Angeles foi o encontro com mais ausências de chefes de Estado

    Ingrid Oliveirada CNN

    Em entrevista à CNN neste sábado (11), o professor de Relações Internacionais da FAAP Carlos Gustavo Poggio disse que a Cúpula das Américas sem a presença do Brasil seria uma evento vazio.

    “Se a cúpula estava esvaziada, imagine sem a presença do Brasil. Seria um evento historicamente vazio, mais do que [esse] já foi”, disse.

    De acordo com Poggio, a reunião que ocorreu esta semana em Los Angeles “foi o encontro mais vazio de todos”.

    “No primeiro encontro da Cúpula das Américas tivemos a presença de 34 países. Agora, foram 23 presidentes. Tivemos ausências importantes, muitos chefes de Estado não compareceram. Alguns mandaram representantes”, disse.

    Na avaliação do professor, o que se pôde ver com a cúpula foi uma “desunião entre os países”. E em termos de encontro bilateral, Poggio disse que a reunião entre Bolsonaro e Biden foi positiva para as duas nações.

    Ele avalia que posar para uma foto ao lado de Joe Biden, é bom para a imagem de Bolsonaro, para “mostrar que ele não está isolado do ponto de vista diplomático”.

    E para os Estados Unidos, o professor afirma que foi um encontro de conveniência porque “ajudou a fortalecer o encontro e a postura dos EUA de não convidar os países Cuba, Venezuela e Nicarágua”.