Cuba suspende atividades não essenciais devido a crise elétrica
Pausa deve acontecer entre essa sexta-feira (14) e o sábado (15)


O governo de Cuba anunciou na quinta-feira (13) a suspensão das atividades profissionais e escolares “não essenciais” nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), devido à crise energética que afeta a ilha, informou a ministra do Trabalho e Previdência Social, Marta Elena Feito Cabrera.
“Tendo em conta a situação energética que o país enfrenta e com o objetivo de contribuir para a necessária poupança no consumo de eletricidade para atenuar o impacto na população, foi decidido suspender as atividades letivas e laborais não essenciais nas atuais condições nos dias 14 e 15 de fevereiro”, disse Cabrera em comunicado.
A União Elétrica Cubana (UNE) informou esperar que esta sexta-feira seja “também complexa”, mas que haja “uma melhoria no impacto no serviço”.
Em dezembro, Cuba enfrentou um apagão generalizado causado por uma “desconexão total do Sistema Elétrico Nacional (SEN)”, que deixou milhões de pessoas sem eletricidade. Outros dois apagões ocorreram em outubro.
Problemas com o sistema elétrico em Cuba não são uma questão nova. A infraestrutura elétrica do país não recebe manutenção adequada há anos e apagões recorrentes datam da década de 1990.
As autoridades cubanas têm repetidamente atribuído a piora da situação às sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.
Em outubro, o presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que os apagões são “mais uma evidência” dos problemas causados pelo embargo, que o líder cubano chama de bloqueio, segundo reportagem do Granma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano.
A CNN solicitou mais informações sobre a situação na ilha à Presidência cubana e ao Ministério das Relações Exteriores e aguarda retorno.