Cuba anuncia cortes de energia em Havana a partir do início de agosto
Racionamento deve ocorrer das 10h às 14h, horário local, a cada três dias
A capital de Cuba, Havana, começará a sofrer cortes de energia a partir do início de agosto, informou a mídia estatal, à medida que a crise energética do país se aprofunda.
A partir da primeira semana de agosto, os cortes de energia serão programados para quatro horas por dia, das 10h às 14h, horário local, com frequência a cada três dias, segundo o jornal local do Partido Comunista, Tribuna de la Habana, que relatou uma reunião de autoridades locais.
As autoridades também decidiram cancelar as festas de carnaval da cidade, que costumam acontecer nos finais de semana de agosto.
Em vez disso, eles realizarão uma celebração menor de 26 a 28 de agosto, juntamente com algumas festas em nível de cidade.
Havana foi amplamente poupada dos cortes de energia que a ilha vem experimentando há meses em meio ao agravamento da crise econômica e à escassez de combustível.
Conforme explicou o governador da cidade, Reinaldo García Zapata, relatando que iria “desligar os circuitos municipais”.
“Este é o momento de ser solidário e contribuir para que o resto de Cuba sofra menos com os indesejáveis apagões”, disse o líder do Partido Comunista de Havana, Luis Antonio Torres, segundo a mídia estatal.
A crise de energia é uma preocupação particular para funcionários do governo após os protestos generalizados do ano passado, os maiores desde a revolução cubana, que começaram depois que os moradores se cansaram dos apagões e foram às ruas.