Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Covid-19: Sistema de saúde da Índia entra em colapso, Nova Delhi adota lockdown

    Saúde está sobrecarregada com os recordes nacionais de casos diários de Covid-19

    Da Reuters

    A região da capital indiana de Nova Delhi ordenou um lockdown de seis dias nesta segunda-feira, já que os casos diários de Covid-19 atingiram um novo recorde nacional e o sistema de saúde desmoronou sob o fardo das infecções novas.

    Os hospitais da Índia estão sofrendo com a falta de leitos, oxigênio e remédios essenciais agora que as infecções passaram da marca de 15 milhões, cifra só inferir à dos Estados Unidos.

    “O sistema de saúde de Nova Delhi é incapaz de receber mais pacientes em grande quantidade”, disse o ministro-chefe, Arvind Kejriwal, em uma entrevista coletiva virtual nesta segunda-feira.

    “Se um lockdown não for implantado agora, a situação ficará fora de controle.”

     O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, cancelou uma viagem planejada à Índia na semana que vem por causa do coronavírus, informou seu gabinete.

    Índia enfrenta aumento expressivo do número de casos e mortes por Covid-19
    Índia enfrenta aumento expressivo do número de casos e mortes por Covid-19
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (16.abr.2021)

     

    Menos de 100 leitos de tratamento intensivo estavam disponíveis na cidade de Nova Délhi, que tem mais de 20 milhões de habitantes, disse Kejriwal no domingo, e as redes sociais transbordavam de queixas.

    O número diário de casos de Covid-19 da Índia cresceu o recorde de 273.810 nesta segunda-feira, e as mortes aumentaram um recorde de 1.619 e chegaram a 178.769.

    Nova Delhi, que entra em lockdown na noite desta segunda-feira, se soma a cerca de 13 outros Estados de todo o país que decidiram impor restrições, toques de recolher ou lockdowns em suas cidades, incluindo Maharashtra, o Estado indiano mais rico, e Gujarat, terra natal do premiê, Narendra Modi, cuja cidade industrial de Ahmedabad também enfrenta uma escassez de leitos.

    Aumentam as críticas à maneira como o governo Modi lida com a segunda onda da pandemia na Índia, já que festivais religiosos e comícios políticos estão reunindo milhares de pessoas.

    Líderes como o ministro do Interior, Amit Shah, devem realizar novos eventos itinerantes e reuniões públicas nesta segunda-feira.

    Na noite de domingo, o polo financeiro de Hong Kong anunciou que suspenderá voos da Índia, do Paquistão e das Filipinas por duas semanas a partir de terça-feira.

    Até esta segunda-feira, a Índia havia administrado quase 123,9 milhões de doses de vacina, a maior quantidade depois de EUA e China, mas está muito atrás na vacinação per capita.

    Tópicos