Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cosmonautas russos chegam à Estação Espacial Internacional vestindo cores da Ucrânia

    Segundo o chefe da Roscosmos, eles estavam prestando homenagem à Bauman Moscow State Technical University, que foi a instituição onde os três cosmonautas estudaram

    Cosmonautas russos Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveyev são vistos durante uma cerimônia de boas-vindas depois de chegar à Estação Espacial Internacional
    Cosmonautas russos Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveyev são vistos durante uma cerimônia de boas-vindas depois de chegar à Estação Espacial Internacional Reprodução/Roscosmos

    Ross LevittAshley Stricklandda CNN

    Em Washington

    Um trio de cosmonautas russos chegou nesta sexta-feira (18) à Estação Espacial Internacional (ISS) vestindo trajes com as cores amarelo e azul, levantando questões sobre se os três estavam demonstrando solidariedade a Ucrânia vestindo as cores da bandeira do país atacado pela Rússia e repreendendo a invasão de seu próprio governo.

    Embora seja possível que os processos sejam um sinal de solidariedade com a Ucrânia, também há outras explicações plausíveis. Alguns especularam que os três podem estar prestando homenagem à Bauman Moscow State Technical University, que frequentaram e que tem azul e amarelo entre as cores da escola.

    O chefe da Roscosmos, a agência espacial russa, postou fotos no Telegram de cobertura da mídia especulando que os cosmonautas estavam apoiando a Ucrânia e disse: “Aqui alguns bandidos covardes e seus patrocinadores anglo-saxões não sabem mais o que inventar em sua guerra de informação contra a Rússia.” Ele acrescentou que a equipe não estava representando a Ucrânia, mas vestindo as cores de sua alma mater: Bauman Moscow State Technical University.

    “Às vezes, a cor amarela é apenas a cor amarela. Os trajes de voo da nova tripulação foram projetados para combinar com as cores do emblema da Bauman Moscow State Technical University, de onde os três cosmonautas se formaram. O design dos uniformes foi coordenado muito antes Ver a bandeira ucraniana em todos os lugares e em tudo é apenas uma clínica [em propaganda]”, outro funcionário da Roscosmos escreveu em seu canal Telegram “Closed Space”.

    Os cosmonautas normalmente escolhem seus trajes de voo com meses de antecedência, o que antecederia a invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas não está claro quando os cosmonautas selecionaram as vestes nas cores amarelo e azul.

    “Para voos da Soyuz, normalmente a tripulação se reúne com a empresa que fabrica os trajes meses antes do voo e eles têm permissão para dois trajes personalizados”, disse à CNN, um astronauta da Nasa que voou em uma espaçonave russa Soyuz para a ISS. “Normalmente, um traje é o mesmo em toda a equipe, e o segundo traje é algo pessoal.”

    “Acho que seria um verdadeiro desafio fazer e lançar essas (roupas de voo) no último minuto. Mas não é impossível”, disse um ex-astronauta da Nasa que também voou em uma espaçonave Soyuz para a ISS.

    Quando os três cosmonautas chegaram à estação espacial na sexta-feira, eles falaram com os interlocutores ao telefone, um dos quais perguntou sobre a cor amarela. O comandante Oleg Artemyev respondeu brincando: “Na verdade, tínhamos muito material amarelo, então tivemos que usá-lo. Por isso tivemos que usar amarelo”.

    O veterano ex-astronauta da Nasa Scott Kelly, que tem sido um crítico ferrenho da invasão da Rússia, observou os uniformes em um tuíte, escrito em russo e inglês: “Três cosmonautas russos que acabaram de ancorar na Estação Espacial Internacional chegaram de amarelo ucraniano!”

    Os cosmonautas Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov passarão os próximos seis meses e meio a bordo da estação espacial.

    Os três foram recebidos a bordo da ISS por outros dois cosmonautas russos, quatro astronautas da Nasa e um astronauta da Agência Espacial Europeia. A tripulação era toda sorrisos e se abraçaram depois que os recém-chegados flutuaram pela escotilha em seus ternos amarelos brilhantes.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original