Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cosmonauta russo interrompe caminhada espacial por problema em bateria no traje

    "Largue tudo e comece a voltar imediatamente", foi uma das últimas mensagens da Terra para ele

    CNN , Nova York

    Uma caminhada espacial foi interrompida apenas algumas horas após o que deveria ser uma caminhada de quase sete horas. O cosmonauta russo Oleg Artemyev foi repetidamente demandado a largar o que estava fazendo e retornar à câmara de ar da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por causa de um problema com seu traje espacial. 

    Durante uma transmissão ao vivo, funcionários da Nasa disseram que o cosmonauta nunca esteve em perigo. Ainda assim, os problemas com a bateria que alimenta seu traje espacial foram preocupantes o suficiente para os controladores de voo ordenarem que ele retornasse à estação espacial com urgência e conectasse seu traje à energia da ISS.

    Os problemas de bateria estavam causando “flutuações de tensão” no traje de Artemyev, de acordo com comentários na transmissão ao vivo da caminhada espacial. 

    Oficiais em terra firme deram a Artemyev vários avisos de que ele precisava retornar à câmara de ar. 

    “Largue tudo e comece a voltar imediatamente”, foi uma das últimas mensagens da Terra antes de Artemyev confirmar que estava indo para a câmara de ar. Poucos minutos depois, ele conseguiu entrar novamente na estação espacial e conectar seu traje a uma fonte de energia.  

    O cosmonauta Denis Matveev, que estava trabalhando ao lado de Artemyev na caminhada espacial, permaneceu do lado de fora da câmara de ar da estação espacial por mais de uma hora até que os controladores de voo decidiram encerrar a caminhada antes da hora por causa dos problemas do traje espacial de Artemyev. 

    Um tradutor russo disse na transmissão ao vivo que Artemyev disse em tom de brincadeira aos controladores de voo que se sentia “melhor do que quando começou a caminhada espacial” depois de retornar à ISS.

    O objetivo da caminhada espacial de quarta-feira (17) era que os dois cosmonautas, Artemyev e Matveev, instalassem duas câmeras no novo braço robótico europeu, que está anexado no exterior da ISS em uma parte controlada pelos russos. 

    Caminhadas espaciais são operações frequentes na ISS, já que astronautas e cosmonautas – o termo russo para astronauta – precisam sair rotineiramente da estação espacial para manutenção, experimentos científicos e outras tarefas.

    Mais de 250 caminhadas espaciais foram realizadas fora do laboratório em órbita desde que entrou em serviço há cerca de duas décadas, normalmente sem problemas. 

    Esta foi a sétima caminhada espacial de Artemyev e a terceira de Matveev. Ambos estavam vestindo trajes espaciais Orlan fabricados na Rússia. Há também o EMU, ou Unidade de Mobilidade Extraveicular, fabricado nos EUA, que são trajes espaciais a bordo da ISS para caminhadas espaciais. 

    Ambos os tipos de trajes são projetados para serem totalmente independentes, fornecendo todo o ar como única barreira entre os astronautas e o vácuo mortal do espaço durante as caminhadas. Eles contam com equipamentos de comunicação, ventilação e ar suficiente para os astronautas respirarem por horas a fio. 

    Tópicos