Corpo de refém israelense é devolvido a familiares após ser tirado de Gaza
Elad Katzir estava em poder da Jihad Islâmica após ataque a Kibutz em 7 de outubro
O corpo de um refém israelense, que foi morto enquanto mantido em cativeiro pelo grupo terrorista Jihad Islâmica, foi devolvido à família, disseram os militares israelenses neste sábado (6).
O corpo de Elad Katzir foi resgatado durante a noite de Khan Younis e devolvido à sua família em Israel após procedimentos de identificação, de acordo com um comunicado conjunto das Forças de Defesa de Israel (IDF) e da Agência de Segurança de Israel (ISA).
Katzir foi sequestrado pela Jihad Islâmica do Kibutz Nir Oz durante os ataques de 7 de outubro, de acordo com o comunicado. Sua mãe, Hanna, também foi sequestrada pelo grupo terrorista e libertada em 24 de novembro como parte do acordo para a libertação de reféns. Seu pai, Avraham, foi morto no kibutz, disse o comunicado.
“Nós recebemos más notícias. Elad foi trazido para Israel esta noite [na noite passada], depois que ele foi assassinado em cativeiro”, disse a irmã de Katzir, Carmit, em um post no Facebook no sábado.
“Não é assim que sua história e a nossa deveriam ter terminado. Desculpe, não pudemos salvá-lo.”
Ela também atacou a liderança israelense por não fazer o suficiente para trazer os reféns para casa.
“Ele poderia ter sido salvo se um acordo tivesse sido feito a tempo. Nossa liderança é covarde e guiada por considerações políticas e é por isso que isso não aconteceu”, disse ela.
Após o retorno de Katzir, um total de 133 reféns permanecem em Gaza, de acordo com as autoridades israelenses. Desse número, 129 reféns são do ataque de 7 de outubro, 99 deles estão vivos.