Corpo de Navalny não deve ser entregue à família por pelo menos 14 dias
Embaixador russo na ONU afirmou que investigação médica forense sobre morte de opositor ainda está em andamento
O corpo do líder da oposição russa Alexei Navalny não será devolvido à família durante pelo menos mais 14 dias, disse a porta-voz de Navalny, Kira Yarmish, numa publicação no X, antigo Twitter.
Seu corpo será submetido a “algum tipo de exame químico” nesse período, acrescentou ela.
O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, citou uma investigação médica em andamento quando questionado sobre a decisão das autoridades russas de manter a custódia do corpo de Alexei Navalny enquanto se dirigia a jornalistas na segunda-feira (19).
Nebenzia afirmou que a investigação médica forense sobre a morte de Navalny ainda estava em andamento e que a causa da morte não havia sido divulgada. Ele criticou as nações ocidentais pela sua rápida condenação, o que implica que as suas reações surgiram de forma suspeita e rápida após os relatos iniciais da morte de Navalny.
A União Europeia aproximou-se na segunda-feira de novas sanções contra Moscou devido à sua guerra contra a Ucrânia, enquanto Yulia Navalnaya, a viúva do principal líder da oposição russa que morreu na prisão na semana passada, disse que o presidente Vladimir Putin deve ser responsabilizado.
Navalny desmaiou após uma caminhada na colônia penal “Polar Wolf” na última sexta-feira (16), disseram as autoridades russas, onde cumpria uma pena de três décadas após anos de perseguição que incluiu envenenamento com um agente nervoso na Sibéria em 2020.
* Com informações da Reuters