Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte realizou lançamento de mísseis balísticos, diz TV japonesa

    De acordo com a NHK, fontes do governo japonês informaram que os projéteis caíram no mar, fora da zona econômica exclusiva do país; ação amplia as tensões com os países vizinhos e os EUA 

    Marc StewartHira HumayunMohammed Tawfeeqda CNN

    A Coreia do Norte teria lançado vários mísseis balísticos na madrugada de quarta-feira no horário local (tarde de terça-feira no Brasil), de acordo com a emissora pública japonesa NHK. Os foguetes teriam caído no mar após o lançamento.

    A emissora, citando a Guarda Costeira do Japão, informou que a Coreia do Norte havia lançado “o que poderiam ser dois mísseis balísticos”. Isso ocorre depois que o gabinete do primeiro-ministro do Japão disse que Pyongyang havia lançado um suposto míssil balístico.

    A NHK acrescentou que “fontes do governo japonês dizem que os projéteis parecem ter caído no Mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva do país”.

    Na terça-feira (17), um submarino de mísseis balísticos da Marinha dos EUA com capacidade nuclear fez uma escala na Coreia do Sul. A presença do submarino de mísseis balísticos da classe Ohio na cidade portuária sul-coreana de Busan foi anunciada pelo Ministério da Defesa do país.

    A chegada do submarino e os lançamentos suspeitos que se seguiram na quarta-feira seguem um período de tensões elevadas na península. Na semana passada, a Coreia do Norte testou o que disse ser um míssil avançado de longo alcance e ameaçou derrubar aeronaves militares de reconhecimento dos EUA envolvidas no que chamou de atividades de “espionagem hostil” perto de seu território.

    Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un e uma autoridade sênior por conta própria, disse em um comunicado na segunda-feira que o envio de um submarino de mísseis balísticos dos EUA para a península danificaria as linhas de comunicação já fraturadas entre os dois lados.

    A Coréia do Sul e os EUA também realizaram sua reunião inaugural em Seul na terça-feira do Grupo Consultivo Nuclear, um painel conjunto criado pelos líderes dos países em uma cúpula em Washington em abril.

    (Com colaboração de Brad Lendon, Yoonjung Seo e Gawon Bae)

    Tópicos