Coreia do Norte realiza grande evento político com 5 mil pessoas — sem máscaras
O líder norte-coreano Kim Jong Un discursou no 8º Congresso do Partido dos Trabalhadores. Imagens não mostram adoção de protocolos contra a Covid-19


A Coreia do Norte deu início a um evento político raro que deve acontecer a cada cinco anos ou mais, com cerca de 5 mil pessoas – incluindo o líder Kim Jong Un – reunidas em ambiente fechado sem máscaras e sentadas próximas umas às outras.
Embora seja impossível verificar se a cobertura facial foi usada em algum momento, nenhuma das imagens divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo noticiário estatal da Coreia do Norte, a KCNA, mostra pessoas usando máscaras no Congresso do Partido dos Trabalhadores.
Leia também:
Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir sistemas da AstraZeneca
Veja a virada do ano na Coreia do Norte
Do ponto de vista da propaganda, as imagens fazem sentido: a Coreia do Norte afirma não ter registrado um único caso de Covid-19. Portanto, realizar uma reunião de alto nível sem máscaras é uma forma de reforçar essa narrativa.
Mas quase ninguém acredita que o país tenha sido poupado pela pandemia que infectou mais de 86 milhões de pessoas em todo o mundo e matou quase 2 milhões. Na verdade, o regime de Kim reconhece o perigo do vírus e não mede esforços para impedir sua disseminação.
Quase todas as viagens para o país cessaram logo após o surgimento do vírus, há um ano, e as viagens internas também são fortemente restritas.
A mídia estatal norte-coreana regularmente veicula artigos lembrando seu povo sobre a importância de sua campanha anti-epidemia de emergência. E o regime supostamente executou duas pessoas por não seguirem as diretrizes da Covid-19, incluindo um oficial da alfândega que não seguiu às regras de prevenção de vírus ao importar mercadorias da China.
Os especialistas acreditam que Pyongyang está adotando uma resposta vigilante porque sabe que sua infraestrutura de saúde provavelmente não poderia conter um grande surto de Covid-19.
Isso torna as fotos da reunião de terça-feira ainda mais intrigantes. Talvez a Coreia do Norte acredite que as medidas que implementou foram boas o suficiente para permitir que os participantes não usassem máscaras na reunião.
Esse é um evento único que a Coreia do Norte não quer adiar – é apenas o oitavo Congresso do Partido na história da Coreia do Norte e o segundo do mandato de Kim. O último realizado antes de Kim assumir o poder foi em 1980.