Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte reabre comunicação e linha direta militar com o Sul

    Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que espera que uma maior comunicação ajude a reduzir as tensões entre os dois países

    Jake KwonMaija Ehlingerda CNN

    As linhas de comunicação entre a Coreia do Norte e do Sul foram restauradas pela primeira vez em meses, disse Seul em um comunicado nesta segunda-feira (4).

    A reabertura segue a promessa do líder norte-coreano Kim Jong Un de reiniciar a comunicação com o país vizinho, em um discurso para os legisladores do país na última semana.

    “A Coreia do Norte não tem motivos para provocar ou prejudicar o Sul”, disse Kim.

    O Ministério da Unificação da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte havia respondido na linha conjunta na manhã desta segunda-feira.

    Os militares dos dois países também restauraram sua linha direta ao longo das costas leste e oeste, de acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano.

    Em uma mensagem aos jornalistas, o ministério disse que espera que uma maior comunicação ajude a reduzir as tensões na península.

    As comunicações entre os dois países – incluindo as principais conexões entre o gabinete presidencial dos dois países, forças armadas e agências de espionagem – há muitos são problemáticas.

    Desfile militar da Coreia do Norte para celebrar 73º aniversário de sua fundação
    Desfile militar da Coreia do Norte para celebrar 73º aniversário de sua fundação / KCNA via Reuters

    Em junho de 2020, a Coreia do Norte retirou-se dos diálogos em andamento, citando descontentamento com os folhetos de propaganda que ativistas estavam enviando para o outro lado da fronteira.

    Em julho deste ano, a Coreia do Norte restaurou brevemente as linhas de comunicação – apenas para cortá-las novamente duas semanas depois.

    “A autoridade sul-coreana deve apreciar profundamente o significado da retomada das linhas de comunicação Norte-Sul, reparar as relações Norte-Sul e fazer esforços ativos para resolver questões importantes que são pré-requisitos para abrir um caminho brilhante”, informou a mídia estatal norte-coreana após o anúncio.

    A Coreia do Sul pediu uma reaproximação nas Nações Unidas no mês passado, com o presidente Moon Jae-in sugerindo que as duas Coreias com os EUA, ou as duas Coreias com os EUA e a China, “declarem que a guerra na Península Coreana acabou” durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

    Gawon Bae, da CNN, contribuiu para este artigo.

    (Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

    Tópicos