Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte pode estar se preparando para um desfile militar

    Imagens de satélite monitoradas por think tank americano mostram possíveis preparativos para evento

    Josh Smithda Reuters , em Seul

    Imagens comerciais de satélite mostram possíveis preparativos para um desfile militar na Coreia do Norte, disse um think tank de Washington nesta quinta-feira (10), em meio a expectativas de que o país possa exibir novos avanços militares ou lançar mais mísseis nos próximos feriados.

    Várias centenas de pessoas foram vistas em formação no Mirim Parade Training Ground em Pyongyang, que foi projetado para ser uma réplica da praça Kim Il Sung, onde os desfiles geralmente são realizados, disse a 38 North, think tank que monitora a Coreia do Norte, em um relatório.

    Mais de 240 ônibus estavam estacionados nas proximidades, mas não havia sinais de equipamentos militares importantes, como mísseis balísticos da Coreia do Norte, segundo o relatório.

    “Isso pode indicar que um próximo evento consistirá em grande parte de pessoas ou que ainda não chegaram”, disse 38 North .

    O relatório vem um dia após a NK News, com sede em Seul, que cobre a Coreia do Norte, citar fontes informadas e imagens de satélite que indicavam possíveis preparativos para um desfile, incluindo aviões a jato sobre Pyongyang e formações de marcha no campo de treinamento desde o final de janeiro.

    A Coreia do Norte planeja comemorar o aniversário de 80 anos do falecido pai do líder Kim Jong Un, Kim Jong Il, em 16 de fevereiro, e o aniversário de 110 anos de seu avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, em 15 de abril.

    Ambos são feriados importantes na Coreia do Norte, que muitas vezes usa essas ocasiões para exibir poderio militar em desfiles maciços cheios de soldados e fileiras de armas, incluindo em alguns casos seus grandes mísseis.

    “A Coreia do Norte não anuncia esses tipos de eventos com antecedência, mas nos últimos anos, o treinamento que acontece no Mirim Parade Training Ground geralmente antecipa um desfile vários meses antes das festividades”, disse o relatório da 38 North.

    A Coreia do Norte realizou um recorde de sete testes de mísseis em janeiro e sugeriu que pode retomar os testes de seus mísseis balísticos intercontinentais de maior alcance ou armas nucleares pela primeira vez desde 2017, em meio a negociações paralisadas sobre a desnuclearização com os Estados Unidos.

    Analistas dizem que a Coreia do Norte poderia usar os feriados para testar um novo míssil ou outra arma importante.

    A retomada dos testes de armas nucleares ou mísseis de longo alcance da Coreia do Norte enviaria “instantaneamente” a península de volta à crise, disse o presidente sul-coreano Moon Jae-in nesta semana, pedindo medidas para evitar que isso aconteça.

    Tópicos