Coreia do Norte parabeniza China pelo início do Congresso do Partido Comunista
Comunicado divulgado pela mídia estatal coreana afirma que os partidos comunistas dos países estão "defendendo os interesses comuns dos dois povos"
A Coreia do Norte enviou uma mensagem de felicitações à China, neste domingo (16), pelo início do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista. O país prometeu continuar a trabalhar em conjunto para desenvolver laços mais fortes, de acordo com a estatal KCNA.
“O Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia estava “convencido de que o Congresso seria histórico, garantindo o avanço vitorioso da China socialista e estimulando todo o povo a cumprir a meta de prosperidade da China, fortalecendo ainda mais a capacidade de liderança do [Partido Comunista Chinês] com o camarada Xi Jinping como seu núcleo”, disse o comunicado, informou a KCNA.
Os partidos comunistas dos países asiáticos estão “defendendo os interesses comuns dos dois povos e liderando poderosamente a causa socialista”, complementava a nota. Acrescentando que os dois grupos estavam “invariavelmente apoiando e cooperando um com o outro, apesar de um complicado ambiente internacional sem precedentes.”
As tensões estão em alta na península coreana, enquanto os Estados Unidos e seus aliados respondem aos testes recentes de mísseis da Coreia do Norte – incluindo um que sobrevoou o vizinho Japão sem aviso prévio.
A Coreia do Norte testou mísseis nove vezes desde 25 de setembro – um número alto, mesmo em um ano que viu o maior número de lançamentos desde que o líder Kim Jong Un assumiu o poder em 2011 – enquanto repetidamente falava sobre suas capacidades nucleares.
Na quinta-feira (13), a Coreia do Norte também recebeu uma resposta de Xi Jinping depois que Kim enviou uma mensagem de votos calorosos à China em seu 73º aniversário de fundação, que ocorreu em 1º de outubro.