Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte lança nono teste de mísseis do ano, diz Coreia do Sul

    Movimento segue onda crescente de lançamentos comandados por Kim Jong Un; teste ocorre poucos dias antes de eleição no país vizinho

    Yoonjung SeoJunko OguraJessie Yeungda CNN

    A Coreia do Norte disparou, neste sábado (5), o que se presume ser um míssil balístico em águas ao leste da península coreana, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Este seria o nono teste do país comandado por Kim Jong Un no ano.

    “Os militares sul-coreanos estão mantendo uma postura de prontidão monitorando movimentos relacionados em preparação para lançamentos adicionais“, disse o Estado-Maior Conjunto em comunicado.

    Segundo as informações do órgão sul-coreano, o míssil foi lançado da área de Sunan, perto da capital Pyongyang.

    A Guarda Costeira do Japão alertou seus navios, dizendo que “possíveis mísseis balísticos foram lançados da Coreia do Norte”.

    “Aconselhamos que as embarcações prestem atenção a mais informações e, se observarem qualquer objeto caindo, não se aproximem e relatem informações relevantes à Guarda Costeira do Japão”, afirmou.

    O Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul realizará uma reunião de emergência na manhã de sábado, disse o Gabinete Presidencial do país em comunicado.

    A tensão internacional tem aumentado com uma série recente de testes de mísseis balísticos norte-coreanos, ações muito banidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Isso marca o nono teste de mísseis da Coreia do Norte somente em 2022. Em janeiro, houve um número recorde de testes, com pelo menos sete lançamentos durante o mês, incluindo um novo tipo de “míssil hipersônico” capaz de manobrar em alta velocidade.

    Analistas sugerem que o aumento dos testes neste ano mostra que Kim está se esforçando para cumprir metas domésticas e mostrar a um mundo cada vez mais turbulento que Pyongyang continua sendo um ator na luta por poder e influência.

    O lançamento de sábado ocorre poucos dias antes da eleição presidencial da Coreia do Sul, em 9 de março, na qual a Coreia do Norte provavelmente será uma questão eleitoral importante.

    Tópicos