Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte faz suposto disparo de míssil balístico, segundo a Coreia do Sul

    Caso seja confirmado, será o sexto lançamento de mísseis balísticos de Pyongyang neste ano e o sétimo do total de mísseis

    Gawon Baeda CNN*

    A Coreia do Norte disparou o que supostamente seria um míssil balístico nas águas da costa leste da península coreana na manhã deste domingo (30), segundo informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

    Caso o disparo seja confirmado, será o sexto lançamento de mísseis balísticos de Pyongyang em 2022 e o sétimo do total de mísseis. O regime de Kim Jong Un está intensificando seus testes em 2022 e disse que reforçará suas defesas contra os Estados Unidos e avaliará “reiniciar todas as atividades temporariamente suspensas”, de acordo com agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA.

    Na quinta-feira (27), a Coreia do Norte disparou o que se presume ser dois mísseis balísticos de curto alcance nos mares da costa leste do país. Na terça-feira (25), disparou o que se acreditava serem mísseis de cruzeiro nas mesmas águas.

    Em 17 de janeiro, Pyongyang testou “mísseis táticos guiados”, que são mísseis balísticos de curto alcance, declarou KCNA.

    A Coreia do Norte alegou ter testado com sucesso mísseis hipersônicos em 5 e 11 de janeiro e, em seguida, o que se presume serem mísseis balísticos de curto alcance em um vagão ferroviário em 14 de janeiro.

    Após o teste no vagão, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte advertiu os EUA por sua postura contra o desenvolvimento de armas de Pyongyang.

    “Se os EUA adotarem tal postura de confronto, a RPDC será forçada a reagir com mais força e certeza”, disse o porta-voz, referindo-se ao país por seu nome oficial, República Popular Democrática da Coreia.

    Em um comunicado recente divulgado pela KCA, um porta-voz defendeu o direito da Coreia do Norte de reforçar suas armas, dizendo que o “desenvolvimento recente de novos tipos de armas era apenas parte de seus esforços para modernizar sua capacidade de defesa nacional”.

    A Coreia do Norte está impedida pela lei internacional de desenvolver mísseis balísticos e armas nucleares.

    Tópicos