Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte condena ataques dos EUA contra o Iêmen, diz agência estatal

    País diz que ato viola direito internacional e soberania do Iêmen

    Jack KimEd Daviesda Reuters

    A Coreia do Norte condenou os recentes ataques dos Estados Unidos no Iêmen como um ato que viola o direito internacional e a soberania de um país, e que tal movimento nunca poderia ser justificado de forma alguma, disse seu embaixador no Iêmen nesta terça-feira (18), segundo a mídia estatal norte-coreana.

    Os ataques em larga escala dos EUA foram lançados pelo presidente americano Donald Trump na semana passada, visando os Houthis alinhados ao Irã, devido aos ataques do grupo à navegação do Mar Vermelho.

    O Ministério da Saúde administrado pelos houthis comunicou que os ataques mataram pelo menos 53 pessoas, incluindo mulheres e crianças.

    O embaixador norte-coreano, Ma Dong Hui, que a agência de notícias estatal KCNA disse que também era o enviado de Pyongyang ao Egito, falou que Washington “indiscriminadamente” atacou civis e propriedades, mobilizando forças aéreas e navais, incluindo um porta-aviões.

    “O ataque militar dos Estados Unidos é uma violação violenta da Carta da ONU e do direito internacional, e é uma violação flagrante da soberania territorial de outro país que não pode ser justificada de forma alguma”, comentou Ma.

    “Expresso grande preocupação com as ações militares ilegais e imprudentes dos Estados Unidos, que estão obcecados em realizar ambições geopolíticas… e as condeno e rejeito fortemente.”, acrescentou.

    O Departamento de Defesa dos EUA relatou que os ataques atingiram mais de 30 locais e envolveram jatos de combate lançados de um porta-aviões no Mar Vermelho.

    Tópicos