Conservador, ex-presidente Nicolas Sarkozy declara apoio a Macron no 2º turno
"Acho que ele tem a experiência necessária", escreveu o ex-presidente nas redes sociais


O ex-presidente conservador francês Nicolas Sarkozy declarou, nesta terça-feira (12), apoio a Emmanuel Macron antes do segundo turno da eleição presidencial da França.
“Acho que ele tem a experiência necessária, pois enfrentamos uma profunda crise internacional, mais complexa do que nunca”, disse Sarkozy em comunicado divulgado nas redes sociais.
Macron enfrenta a candidata de extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno, que acontece em 24 de abril. Segundo institutos de pesquisa de opinião, a disputa entre os dois está acirrada, e deve ser decidida por menos de 10 pontos pecentuais.
Macron lidera as pesquisas com cerca de 51% dos votos e Le Pen com 49%.
Até o momento, quatro dos candidatos que disputaram o primeiro turno, Jean-Luc Mélenchon, Anna Hidalgo, Valerie Pecresse e Yannick Jadot, declararam oposição à Le Pen no segundo turno.
O primeiro turno foi marcado pela menor participação dos franceses nas urnas desde 2017. Segundo o Ministério do Interior da França, o percentual de comparecimento estava em 65% às 17h, enquanto o índice em 2017 registrado para o mesmo horário era de 69,4%.