Conselho eleitoral da Venezuela entrega atas da eleição à Justiça
Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do país abriu processo para investigar os resultados das eleições presidenciais realizadas no dia 28 de julho
A presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ), Caryslia Rodríguez, informou nesta segunda-feira (5) que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) cumpriu o solicitado ao entregar as informações exigidas sobre as eleições de 28 de julho.
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Elvis Amoroso, disse em uma sessão televisiva da VTV estadual, que entregou nesta segunda-feira (5) “tudo o que foi solicitado” ao Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) relativamente às eleições presidenciais de 28 de julho.
Amoroso afirmou que o estabelecimento foi submetido a entrega da documentação solicitada, sem dar mais detalhes.
O TSJ solicitou à CNE a entrega da ata de escrutínio das mesas eleitorais a nível nacional, da ata de totalização final do processo eleitoral, da ata de julgamento e da proclamação das eleições.
Rodríguez acrescentou que agora o tribunal vai avançar com um processo de investigação da informação que poderá durar até 15 dias.
O tribunal também irá convocar os candidatos presidenciais e dirigentes de partidos políticos para registarem “todos os instrumentos eleitorais” encontrados em sua posse e para “responder às questões colocadas por este órgão”.
Segundo cronograma apresentado por Rodríguez, as convocações começarão nesta quarta-feira (7).
O candidato da oposição, Edmundo González, foi convocado para quarta-feira (7), enquanto o presidente Nicolás Maduro foi convocado ao TSJ na sexta-feira (9).