Conselho de Segurança da ONU se reunirá na sexta (20) para discutir explosões no Líbano
Secretário-geral das Nações Unidas alertou para risco de escalada no conflito no Oriente Médio
O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirá na sexta-feira (20) para discutir sobre as explosões de pagers no Líbano contra o grupo Hezbollah, afirmou o embaixador da Eslovênia na ONU, Samuel Zbogar.
A reunião foi solicitada pela Argélia em nome dos estados árabes, Zbogar acrescentou.
Mais cedo nesta quarta-feira (18), o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou que as explosões de pagers contra o Hezbollah indicam “um sério risco de uma escalada dramática no Líbano e tudo deve ser feito para evitar essa tensão”.
“Obviamente, a lógica de fazer todos estes dispositivos explodirem é um ataque preventivo antes de uma grande operação militar”, destacou Guterres aos jornalistas antes da reunião anual de líderes mundiais na Assembleia-Geral da ONU.
Ele também pontuou que objetos civis não deveriam ser transformados em armas.
Guterres “pede a todos os envolvidos exercerem medidas para evitar qualquer nova escalada”, declarou o seu porta-voz, Stephane Dujarric, em um comunicado.
A CNN apurou que Israel esteve por trás do ataque que fez com que milhares de pagers pertencentes a integrantes do Hezbollah explodissem simultaneamente no Líbano na terça-feira (17).