Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conselho de Segurança da ONU planeja votação para convocar Assembleia-Geral

    Apenas 10 dessas sessões especiais de emergência da Assembleia Geral foram convocadas desde 1950

    Michelle Nicholsda Reuters

    O Conselho de Segurança da ONU deve votar neste domingo para convocar uma rara sessão especial de emergência dos 193 membros da ONU. A Assembleia-Geral sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia será realizada na segunda-feira, disseram diplomatas.

    A votação dos 15 membros é processual, de modo que nenhum dos cinco membros permanentes do conselho – Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos – pode exercer seus vetos. A medida precisa de nove votos a favor e provavelmente será aprovada, disseram diplomatas.

    Apenas 10 dessas sessões especiais de emergência da Assembleia-Geral foram convocadas desde 1950.

    O pedido de uma sessão sobre a Ucrânia ocorre depois que a Rússia vetou na sexta-feira um rascunho da ONU, a Resolução do Conselho de Segurança que teria deplorado a invasão de Moscou. China, Índia e Emirados Árabes Unidos se abstiveram, enquanto os 11 membros restantes votaram a favor.

    Espera-se que a Assembleia Geral vote uma resolução semelhante após vários dias de declarações de países na sessão especial de emergência, disseram diplomatas. As resoluções da Assembleia Geral não são vinculativas, mas têm peso político.

    Os Estados Unidos e aliados estão buscando o máximo de apoio possível para mostrar que a Rússia está isolada internacionalmente.

    A ONU A Assembleia Geral adotou uma resolução em março de 2014 após a anexação da região da Crimeia na Ucrânia. A resolução, que declarou inválido um referendo sobre a situação da Crimeia, recebeu 100 votos a favor e 11 contra. Duas dúzias de países não votaram e 58 se abstiveram.

    O secretário-geral, Antonio Guterres, conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no sábado, dizendo que o organismo mundial planeja “aumentar a assistência humanitária ao povo da Ucrânia”, disse um comunicado da ONU, disse porta-voz.

    “Ele informou ao presidente que as Nações Unidas lançariam na terça-feira um apelo para financiar nossas operações humanitárias na Ucrânia”, disse o porta-voz em um comunicado.

    O chefe de ajuda humanitária, Martin Griffiths, disse na sexta-feira que mais de US$ 1 bilhão serão necessários para operações de ajuda na Ucrânia nos próximos três meses, já que centenas de milhares de pessoas estão em movimento depois que a Rússia invadiu seu vizinho.

    Tópicos