Conheça os mísseis balísticos que a Rússia usou pela primeira vez na Ucrânia
Kiev acusou Moscou de usar projétil em ataque em Dnipro que deixou dois feridos
Um míssil balístico intercontinental (ICBM) é uma arma de longo alcance que é disparada no espaço e então libera uma ou mais ogivas que reentra na atmosfera para cair sobre seus alvos.
Os militares ucranianos acusaram a Rússia de lançar um míssil intercontinental durante um ataque na manhã de quinta-feira (21) à cidade de Dnipro, que deixou dois feridos. A declaração não informou que tipo de ICBM a Rússia enviou e a CNN não conseguiu verificar a alegação.
Considera-se que os ICBMs tenham um alcance mínimo de 5.500 quilômetros, mas algumas versões podem ir muito mais longe, alcançando mais de 9.000 quilômetros, de acordo com o Centro de Controle de Armas e Não Proliferação.
Esses mísseis podem ser lançados de silos ou veículos de lançamento móveis e podem ser movidos a combustível sólido ou líquido. Mísseis balísticos intercontinentais que usam combustível sólido são considerados mais perigosos, pois podem ser lançados mais rapidamente do que os movidos a combustível líquido.
O primeiro foguete ICBM foi lançado em 1957 pela então União Soviética. O primeiro lançamento dos Estados Unidos aconteceu em 1959.
Outros tipos de mísseis balísticos incluem alcance intermediário (IRBM), entre 3.000 quilômetros e 5.000 quilômetros; alcance médio, entre 1.000 e 3.000 quilômetros; e alcance curto, menos de 1.000 quilômetros.