Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Congresso do Peru frustra tentativa de impeachment contra presidente

    Dina Boluarte enfrenta investigação sobre posse de joias

    Presidente do Peru, Dina Boluarte
    Presidente do Peru, Dina Boluarte 17/11/2023REUTERS/Carlos Barria

    Da Reuters*

    O Congresso do Peru votou na quinta-feira (4) contra o debate formal do lançamento de um processo de impeachment da presidente Dina Boluarte, que enfrenta uma investigação sobre a posse de joias caras, incluindo luxuosos relógios Rolex.

    Boluarte, que assumiu o cargo em 2022 como o sexta presidente do Peru em apenas seis anos, enfrenta uma investigação por alegado enriquecimento ilícito através da aquisição indevida de relógios Rolex luxuosos. Ela negou todas as irregularidades.

    O Congresso apoiou na quarta-feira (3) a nova lista de ministros do governo em um voto de confiança no último gabinete. Quase um terço dos ministros renunciou no início desta semana, após uma batida no fim de semana na residência de Boluarte.

    Na quinta-feira, os legisladores rejeitaram duas moções distintas para trazer o tema do impeachment para debate.

    A política do Peru é altamente polarizada e a Constituição permite que os presidentes sofram impeachment por “incapacidade moral”, uma medida subjetiva que tem sido usada para impeachment de vários ex-líderes.

    A aprovação era um cenário improvável, uma vez que legisladores conservadores e de direita sinalizaram apoio à presidente, alegando que procuravam evitar uma grande crise.

    Quase todos os altos funcionários ou ex-presidentes peruanos foram investigados por procuradores ou estiveram envolvidos em casos de corrupção nas últimas três décadas.

    Isso inclui o antecessor de Boluarte, Pedro Castillo, que sofreu impeachment em dezembro de 2022 por tentar fechar o Congresso e posteriormente foi preso.