Com 368 mil casos em 24 horas, Índia atinge 20 milhões de infecções por Covid-19
Apesar da gravidade da crise, o primeiro-ministro indiano ainda reluta em decretar um lockdown nacional
Pelo décimo segundo dia consecutivo, a Índia relatou mais de 300 mil novos casos de coronavírus nesta segunda-feira (3), elevando o número total de casos para 20 milhões, enquanto as mortes por Covid-19 aumentaram em 3.417.
Com 368.147 novos casos nas últimas 24 horas, o total de infecções por coronavírus na Índia está agora em 19,93 milhões, enquanto o total de mortes está agora em 218.959, de acordo com dados do ministério da saúde
Especialistas médicos dizem que os números reais em todo o país, de 1,35 bilhão de habitantes, podem ser cinco a dez vezes maiores do que a contagem oficial.
Os hospitais ficaram lotados, o suprimento de oxigênio médico diminuiu e os necrotérios e crematórios foram inundados enquanto o país lida com o aumento de casos.
Pelo menos 11 estados e territórios da união impuseram alguma forma de restrição ao movimento para tentar conter as infecções, mas o governo do primeiro-ministro Narendra Modi reluta em anunciar um bloqueio nacional, preocupado com o impacto econômico.
“Na minha opinião, apenas uma ordem nacional de permanência em casa e uma declaração de emergência médica ajudarão a atender às necessidades atuais de saúde”, disse Bhramar Mukherjee, epidemiologista da Universidade de Michigan, no Twitter.
O ministério da saúde ofereceu um vislumbre de esperança, relatando que os casos positivos em relação ao número de testes realizados caíram nesta segunda-feira pela primeira vez desde pelo menos 15 de abril.