CNSeg fecha acordo na COP28 para desenvolver seguro climático para infraestruturas urbanas
Cidades brasileiras podem receber suporte das seguradoras em caso de desastres climáticos
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) assinou um termo de cooperação com a ICLEI (sigla da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade) para desenvolver um novo seguro para infraestruturas urbanas em caso de desastres climáticos.
A assinatura do convênio foi feita durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, e o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
Oliveira disse à CNN que esse seguro vai cobrir “danos causados a infraestruturas municipais como estradas, ruas, pontes, escolas e hospitais que sejam afetadas por eventos climáticos”.
Segundo ele, esse tipo de cobertura já existe em outros países, mas é inédito no Brasil. Por isso, é importante o convênio com a ICLEi, uma associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável.
“Nós fechamos o acordo com ICLEI para desenvolver toda a parte técnica, toda a parte regulatória e para oferecer treinamento para as equipes das seguradoras, de modo que a seguradoras comecem a ofertar esse produto rapidamente”, disse o presidente da CNSeg.
Dyogo Oliveira disse ainda que “esse acordo vai oferecer para as primeiras cidades que vão participar desse processo de desenvolvimento e discussão do produto, uma verba, um subsídio, do KfW, o banco de desenvolvimento da Alemanha. Com isso, essas primeiras cidades vão ter o custo do seguro reduzido com essa contribuição do banco”.
Oliveira lembra que este ”é um produto relevante já que 1.700 municípios brasileiros tiveram incidentes climáticos nos últimos 10 anos. E o município, quando tem esse tipo de problema, ele não tem orçamento para recuperar aquela aquela região afetada. Ele depende de transferências do estado ou do governo federal. Depois a implementação disso é muito demorada, porque depende de licitação de compra pública, todo um processo administrativo que demora. Esse tipo de seguro dá muito mais agilidade. A recuperação vai ser muito mais rápida e com muito mais qualidade”.
O acordo, chamado de “Mecanismo de Seguro para Infraestruturas Urbanas”, visa facilitar a tomada de decisão na gestão de risco de desastres nas localidades atingidas por algum incidente meteorológico, além de fortalecer a resiliência financeira das cidades a desastres.
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap).