CNN Nosso Mundo exibe programa especial sobre rainha Elizabeth
Episódio tem participação do historiador Leandro Karnal
O CNN Nosso Mundo faz uma edição especial pra falar sobre a história e o legado da monarca mais longeva da história britânica — que morreu na quinta-feira (8).
Elizabeth II permaneceu sete décadas no trono britânico, sendo a primeira a celebrar o jubileu de platina. Ela se tornou rainha aos 25 anos, com a morte de seu pai, George VI.
Na época, o Reino Unido ainda se recuperava dos estragos causado pela Segunda Guerra Mundial. A rainha foi testemunha ativa da história e aprendeu a desenvolver uma relação diplomática importante com presidentes, papas e primeiros-ministros.
“No mundo, havia mais elizabethanos do que monarquistas. Os países que pertenciam tradicionalmente a monarquia britânica eram fiéis a Elizabeth. Serão fiéis ao seu filho?”, analisa o historiador Leandro Karnal.

As viagens pelo mundo, para estreitar relacionamentos estratégicos, ganhou até nome: “soft power”, a forma britânica de influenciar governos, sem o uso da força. Elizabeth conseguiu manter a coroa britânica como um dos principais símbolos do reino unido no mundo. Uma instituição com mais de mil anos de história. Afinal, como será a monarquia a partir de agora?
“Nunca sabemos o que acontece quando alguém senta na cadeira do poder. Até o poder e até o casamento, existe uma personagem. Depois do poder e do casamento, existe outra. Algumas pessoas melhoram, outras pessoas pioram”, avalia o historiador.
O episódio especial com Leandro Karnal foi ao ar na sexta-feira (9) às 23h30.