CNN Mundo: O que está em jogo nas relações entre Brasil e EUA com eleições
Nesta edição, Lourival Sant'Anna entrevista o ex-embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon
A vantagem nas pesquisas eleitorais do candidato democrata Joe Biden sobre o atual presidente Donald Trump acendeu o sinal de alerta no Brasil.
As eleições nos Estados Unidos, marcadas para novembro, podem ser um divisor de águas nas relações entre os dois países, uma vez que o governo brasileiro tem investido na aliança com Trump.
Já os democratas intensificaram as críticas ao governo Bolsonaro, principalmente nas áreas do meio ambiente e de direitos trabalhistas e humanos.
Na edição do CNN Mundo desta sexta (7), o analista Lourival Sant’Anna entrevistou o ex-embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, sobre o que está em jogo no pleito deste ano.
Assista também:
CNN Mundo: impactos ambientais na Amazônia podem mudar futuro do planeta
CNN Mundo: futuro da Amazônia põe em xeque investimentos no Brasil
Shannon disse que a afinidade entre os EUA e o Brasil pode ser mutuamente proveitosa, e que, apesar de os dois países estarem em uma fase política de muita polarização, é preciso trabalhar para proteger as relações bilaterais.
Ele também defendeu o atual embaixador Todd Chapman, que foi acusado pela Câmara americana de estar trabalhando pela reeleição de Trump. “Tenho certeza de que ele sempre trabalhou sem influência política, é uma pena que esteja enfrentando esse tipo de acusação”.
O diplomata também falou sobre a relação com a China, e alertou o governo brasileiro sobre as relações com a Huawei. “A Huawei construindo a infraestrutura de 5G, abre porta para a China acompanhar a movimentação de informação dentro do Brasil”, disse, acrescentando que a falta de transparência da empresa é motivo de preocupação.