CNN Mundo: Governo da França trava o acordo entre Mercosul e União Europeia
Após estudo indicar ameaças ao meio ambiente no tratado, governo francês afirmou que se opõe ao texto da forma que hoje está estabelecido
Quais os argumentos do governo francês para se opôr ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul? Até que ponto a parceria está ameaçada?
Para entender o atual contexto desse importante tratado, no CNN Mundo desta semana, o analista de assuntos internacionais da CNN, Lourival Sant’Anna, entrevista Alípio Ferreira, economista e doutorando na Toulouse School of Economics sobre a elaboração do relatório que baseou a decisão de Paris.
Leia também:
Desenvolvimento sustentável preocupa toda a União Europeia, diz embaixador
Festejado como uma grande conquista comercial, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em 2019, corre o risco de não sair do papel. Para ser colocado em prática, o tratado depende ainda da aprovação dos governos europeus, que têm cobrado compromissos ambientais por parte dos sul-americanos – em especial, o Brasil.
Recentemente, o governo da França afirmou que se opõe ao acordo da forma que hoje está estabelecido. O posicionamento vem após o resultado de um estudo encomendado pelo próprio governo, que conclui que o tratado poderia incentivar o desmatamento da Amazônia e do Cerrado.
Já o governo brasileiro afirma que a não aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia seria um desincentivo aos esforços do país para fortalecer sua legislação ambiental e poderia agravar ainda mais os problemas ambientais da região.