Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN mostra palestinos ajoelhados e vendados em Israel

    Homens foram capturados por militares israelenses em Gaza e levados para Israel para serem interrogados

    Palestinos ajoelhados, vendados e descalços capturados pelas FDI
    Palestinos ajoelhados, vendados e descalços capturados pelas FDI CNN

    Jeremy Diamondda CNN

    Tel Aviv

    Mais de duas dezenas de homens estão sentados e ajoelhados no chão molhado e frio perto da fronteira Israel-Gaza – com os olhos vendados e descalços, com as mãos amarradas atrás das costas. Soldados israelenses, com os rostos cobertos por balaclavas, estão de guarda.

    Esta foi a cena que a CNN encontrou no sul de Israel, perto da fronteira de Gaza, na manhã de sábado (27), registrando imagens raras de homens palestinos detidos pelas forças israelenses em Gaza e trazidos através da fronteira para Israel.

    Alguns dos homens parecem estar fisicamente exaustos, com as cabeças caindo e balançando enquanto tentam permanecer ajoelhados. Um detido está deitado no chão até que um soldado israelense chega para acordá-lo e o apoia de volta. Os homens estão descalços e parecem usar nada mais do que macacões brancos descartáveis, apesar da temperatura de 10ºC.

    Os militares israelenses disseram que os homens são “suspeitos de atividade terrorista que foram presos em Gaza e transferidos para Israel para posterior interrogatório”.

    “Como parte da atividade das FDI na área de combate em Gaza, indivíduos suspeitos de envolvimento em atividades terroristas foram detidos e serão interrogados. Muitas vezes é necessário que os suspeitos de terrorismo entreguem as suas roupas para que possam ser revistadas e para garantir que não escondem coletes explosivos ou outras armas. Os suspeitos recebem macacões e roupas na chegada ao centro de detenção”, disseram as Forças de Defesa de Israel em um comunicado. “Suspeitos relevantes são levados para interrogatório adicional em Israel. Os indivíduos que não participam de atividades terroristas são libertados de volta para Gaza, o mais rapidamente possível.”

    As FDI disseram que os homens filmados no sábado foram trazidos de Gaza para Israel e estavam prestes a ser transferidos para um “ônibus aquecido” quando a CNN filmou a cena, e afirmou que os detidos são tratados de acordo com o direito internacional.

    Um ônibus estava esperando nas proximidades, mas a CNN não conseguiu confirmar quando os homens foram colocados no ônibus, pois um soldado israelense no local ordenou que a CNN deixasse o local imediatamente.

    Palestinos detidos

    Os militares israelenses detiveram centenas – senão milhares – de meninos e homens palestinos (e em alguns casos, mulheres) em Gaza enquanto suas forças terrestres varriam o território, muitas vezes os transferindo para locais de detenção em Israel e os mantendo por dias sem acusações. Muitos dos detidos foram identificados como civis por amigos e familiares depois de imagens das detenções terem surgido online.

    Muitos detidos alegaram abusos por parte das forças israelenses, incluindo vários rapazes e homens palestios que disseram à CNN em dezembro que foram detidos durante cinco dias antes de serem finalmente libertados sem acusação, saindo com os pulsos feridos e inchados. À época, os militares israelenses disseram que “os indivíduos detidos são tratados de acordo com o direito internacional” e que “as FDI se esforçam por tratar qualquer detido com dignidade.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original