Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN exibe documentário especial sobre a rainha Elizabeth II

    Obra mostra a trajetória da monarca, que morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos

    Da CNN Brasil

    A CNN Brasil exibe neste sábado (17), às 21h45, o documentário “Elizabeth II: A Rainha de uma Era”. O programa mostra os bastidores do reinado da monarca, que morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos.

    Ela não estava destinada a ser rainha. Mas graças a uma reviravolta do destino, a vida da então princesa Elizabeth mudou da noite para o dia: seu pai virou rei, sua mãe rainha, a família toda se mudou para o Palácio de Buckingham, que mais parecia um escritório do que uma casa e, aos 10 anos, ela já era herdeira do trono britânico.

    Nascia assim a representante de um dos mais longevos reinados de toda a história. Essa é a parte conhecida de um enredo agora revisitado em detalhes pelo jornalista Max Foster, correspondente em Londres e âncora da CNN. Quem era Elizabeth além da rainha? É possível separar as duas? Que dilemas ela enfrentou ao longo de sua vida?

    Ela foi a rainha que negou à sua própria irmã a permissão para se casar com um homem divorciado, que foi chamada de “fria” na ocasião da morte da princesa Diana, que era uma figura idolatrada no mundo, que retirou todos os títulos militares de seu filho Andrew depois de acusações de abuso sexual, e que teria tido grande influência na decisão do príncipe Harry, seu neto, de abdicar dos deveres reais.

    Foi, também, a rainha da união: a primeira em 100 anos a visitar a Irlanda e expressar arrependimento por ações sangrentas da Grã-Bretanha contra o país. Ela reuniu líderes mundiais e usou seu poder de influência e persuasão sutil para lidar com a questão do apartheid na África do Sul. Ela sobreviveu a crises extraordinárias, e passou por momentos em que o próprio futuro da monarquia esteve em jogo.

    Nesse documentário especial, recheado de imagens históricas e entrevistas com pessoas muito próximas da realeza britânica, a trajetória de uma monarca que foi alçada ao trono ainda muito jovem e conseguiu, de algum modo, conduzir a transição dos tempos das guerras e do grande império britânico, para um tipo completamente diferente de país.

    (Publicado por Fábio Munhoz)