“Cidade fantasma”: alerta do furacão Milton faz moradores fugirem nos EUA
Autoridades temem que tempestade cause grandes danos às propriedades em sua rota
Os moradores da ilha Anna Maria, na Flórida, parecem ter seguido os alertas das autoridades para saírem de suas casas antes da chegada do furacão Milton.
A polícia da cidade de Holmes Beach não encontrou ninguém enquanto fazia uma verificação final na manhã desta quarta-feira (9) antes de deixar a ilha, disse o chefe de polícia da cidade.
“Era uma cidade fantasma quando acabamos de deixar a ilha. A ilha foi protegida. Fizemos uma última passagem e não vi ninguém que ainda estivesse lá”, pontuou William Tokajer à CNN.
Tokajer expressou seu alívio pelos moradores terem ouvido os alertas, depois de oferecer uma mensagem grave para aqueles que teriam escolhido ficar durante a tempestade para “escrever seu nome e número do Seguro Social em sua perna”.
“Estamos fora da ilha até a tempestade passar, então não haverá bombeiros, nem polícia, nem socorristas, ninguém para atender às chamadas do 911 [serviço de emergência dos EUA] que chegam lá. Nós bloqueamos a ilha e retornaremos depois que a tempestade passar e verificaremos a segurança antes de deixar as pessoas saírem”, disse Tokajer.
“Nossa ilha foi devastada pelo furacão Helene, e agora estamos levando um soco no estômago com Milton. Não vai ser bom. Temos muitos destroços”, disse o chefe de polícia, observando que as pilhas de destroços restantes de Helene podem se tornar perigosas à medida que a tempestade inunda novamente a área.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 20h desta quarta-feira (9), no horário local.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.