Chris Wallace anuncia saída da Fox News para ingressar em streaming CNN+
Serviço de streaming está disponível apenas nos EUA
O âncora da Fox News, Chris Wallace, uma personalidade que manteve uma reputação de integridade enquanto a Fox se inclinava para a programação de direita e conspiratória, anunciou, neste domingo (12), que está deixando a rede e ingressando na CNN + para ficar à frente de um programa semanal.
Wallace confirmou sua saída no final do “Fox News Sunday”, o principal programa político semanal que ele moderou desde 2003. “É a última vez, e digo isso com verdadeira tristeza, nos encontraremos assim”, disse Wallace. Ele descreveu seu tempo na Fox como uma “grande viagem” e disse que estava “pronto para uma nova aventura”.
A aventura, mencionada por ele, acontecerá na CNN, onde Wallace se tornará âncora da CNN +, um serviço de streaming que será lançado no início de 2022. De acordo com o comunicado à imprensa da CNN, Wallace apresentará um programa durante a semana com entrevistas com jornalistas “de política, negócios, esportes e cultura.”
“Estou emocionado por ingressar na CNN +”, disse Wallace em um comunicado. “Depois de décadas em transmissão e notícias a cabo, estou animado para explorar o mundo do streaming. Estou ansioso para a nova liberdade e flexibilidade que o streaming oferece ao entrevistar grandes figuras no cenário das notícias — e encontrar novas maneiras de contar histórias.”
O presidente da CNN Worldwide, Jeff Zucker, disse a escolha por Wallace “fala muito sobre nosso compromisso com o jornalismo e a CNN +, e estamos entusiasmados por ter Chris no piso térreo, ajudando-nos a construir a próxima geração da CNN e das notícias”.
Wallace, de 74 anos, tinha várias opções quando seu contrato de quatro anos com a Fox estava chegando ao fim no início deste ano. Wallace finalmente decidiu que não queria renovar com a Fox, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.
Funcionários da Fox elogiaram Wallace no domingo e disseram que ficaram desapontados com a notícia.
“É triste ver Chris ir — ele teve uma ótima participação na ‘Fox News Sunday’”, escreveu o âncora político, Bret Baier, em seu Twitter.
A Fox afirma que fará um rodízio de apresentadores no “Domingo da Fox News” até que um novo âncora seja escolhido.
Wallace é conhecido por seu questionamento duro, mas justo, de políticos democratas e republicanos. Sua reputação de interrogar membros de ambos os partidos o tornava muito respeitado nos círculos jornalísticos, mas frequentemente irritava o público da Fox, que mostrava imensa lealdade ao ex-presidente Donald Trump. Isso foi especialmente verdade quando Wallace chamou Trump diretamente, incluindo quando ele disse que o ex-presidente “se envolveu no ataque mais direto e sustentado à imprensa livre em nossa história”.
Nos últimos anos, a Fox News, que sempre se inclinou para a direita, se transformou em uma rede de conversas hiperpartidária e de direita que regularmente expõe teorias da conspiração em uma ampla variedade de tópicos. Mesmo muitos dos chamados âncoras de “notícias francas” da rede abandonaram qualquer pretensão de imparcialidade.
O principal apresentador da rede, Tucker Carlson, atraiu críticas extraordinárias por produzir um relatório especial promovendo a falsa noção de que o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio foi uma “bandeira falsa” orquestrada pelo governo federal. Carlson também fez propaganda da retórica antivacinas e divulgou a teoria da conspiração racista da “Grande Substituição” em seu programa.
Wallace, que muitas vezes se via rebatendo algumas das falsidades promovidas por sua própria rede, alegadamente se opôs ao conteúdo conspiratório de Carlson. A Rádio Pública Nacional (NPR) relatou que ele expressou objeções aos chefes da rede sobre o programa , o que também levou à demissão de dois comentaristas de longa data da Fox News.
Um desses comentaristas, Jonah Goldberg, reagiu às notícias de Wallace com um tweet que dizia “Uau”.
O outro, Stephen Hayes, escreveu que Wallace teve uma corrida incrível e “serviu como um grande exemplo de como fazer notícias – e fazê-lo bem – durante tempos tumultuados e muitas vezes desorientadores”.
(Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)