Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chris Christie deixa disputa pela indicação do partido Republicano para eleições

    Ex-governador de Nova Jersey é um dos principais críticos de Donald Trump dentro do partido

    Chris Christie era aliado de Trump, mas virou crítico do ex-presidente
    Chris Christie era aliado de Trump, mas virou crítico do ex-presidente Charles Krupa/AP

    Da CNN

    O ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie, anunciou nesta quarta-feira (10) que deixou a disputa para a indicação para as eleições presidenciais de 2024 do partido Republicano, marcando a saída do crítico mais ferrenho do ex-presidente Donald Trump nas primárias.

    “Está claro para mim esta noite que não há um caminho para eu ganhar a indicação, e é por isso que estou suspendendo minha campanha esta noite para presidente dos Estados Unidos”, disse Christie em Windham, New Hampshire, a 10 dias antes da primeira primária do país.

    Ele chamou a medida de “a coisa certa a fazer” e prometeu que nunca “permitiria que Donald Trump se tornar, algum dia, presidente dos Estados Unidos novamente”.

    A decisão de Christie acontece após uma nova série de números decepcionantes nas pesquisas eleitorais, especialmente em New Hampshire, onde ele esperava que um eleitorado menos conservador se unisse em torno da sua forte oposição a Trump, a quem descreveu como “desprovido de carácter”.

    Sua saída pode ser positiva para a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, que diminuiu a diferença para Trump nas sondagens para um dígito no Granite State, de acordo com uma nova pesquisa da CNN conduzida pela Universidade de New Hampshire.

    A pesquisa descobriu que 65% dos apoiadores de Christie – 12% do total – listaram Haley como sua segunda escolha. Ela ficou atrás de Trump por 39% a 32% entre os prováveis eleitores nas primárias.

    Se o próprio Christie encorajará os seus apoiadores a apoiarem a colega de partido é uma questão em aberto. Ele não tem planos imediatos de apoiar outro candidato, segundo uma fonte republicana.

    Antes de sua saída, ele criticou repetidamente Haley e sugeriu que ela estava concorrendo para ser vice-presidente de Trump, com o objetivo de ser “promovida” em 2028.

    Apesar de encerrar sua campanha presidencial, seu nome permanecerá nas urnas em New Hampshire, onde as primárias acontecerão em 23 de janeiro.

    Em sua fala nesta quarta-feira (10), Christie disparou vários ataques velados contra os outros rivais de Trump.

    “Qualquer pessoa que não esteja disposta a dizer que [Trump] não está apto para ser presidente dos Estados Unido é inapta para ser presidente dos Estados Unidos”, destacou.

    Antes de subir ao palco do evento, Christie foi flagrado falando sobre seus oponentes em áudio obtido pelo The Recount. O áudio capturou apenas parte dos comentários de Christie antes de ser cortado.

    “Você sabe, ela vai ser ‘fumada’ e você e eu sabemos disso. Ela não está preparada para isso”, avaliou Christie em uma aparente referência à ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley.

    Christie também pôde ser ouvido no áudio dizendo que DeSantis ligou para ele. “DeSantis me ligou, petrificado com a possibilidade de eu ligar”, comentou antes que o áudio fosse cortado.

    A campanha da Christie se recusou a comentar o caso. A CNN entrou em contato com as campanhas de DeSantis e Haley.

    Pressionado por um eleitor na terça-feira sobre a urgência dos republicanos anti-Trump de se unirem em torno de um único oponente, Christie questionou novamente as intenções de Haley, e expressou ansiedade sobre como endossar ela pode refletir sobre ele.

    “Digamos que eu desisti da corrida agora e apoiei Nikki Haley. E então, daqui a três meses, daqui a quatro meses, quando você estiver pronto para ir à convenção, ela se apresentará como vice-presidente dele. Como vou ficar? Como serão todas as pessoas que a apoiaram a meu pedido?”, perguntou.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original