Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China “simpatiza profundamente” com o povo da Faixa de Gaza, diz chanceler

    Ministro disse que Gaza precisa de segurança, alimentos e medicamentos em vez de armas, guerra e munições

    Wayne Changda CNN

    O chanceler chinês, Wang Yi, afirmou na segunda-feira (23), em um telefonema ao ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki, que a China “simpatiza profundamente” com o povo da Faixa de Gaza.

    “O que a população da Faixa de Gaza mais precisa é de segurança, alimentos e medicamentos, e não de guerra, armas e munições; o que Gaza precisa é de esforços para acabar com a guerra e promover a paz, e não de cálculos geopolíticos”, disse Wang a al-Maliki, de acordo com uma leitura publicada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China nesta terça-feira (24).

    Ele reiterou o apoio da China a uma “solução de dois Estados”, como também fez numa chamada com o seu homólogo israelense na segunda-feira.

    Wang disse a a-Maliki que esta é a “única forma de resolver a questão palestina” e apelou à convocação de uma “conferência de paz internacional mais autorizada, abrangente e eficaz o mais rapidamente possível”.

    “O Conselho de Segurança da ONU deve assumir a sua responsabilidade, a comunidade internacional deve agir urgentemente e os países fora da região, especialmente as grandes potências, devem ser objetivos e imparciais”, acrescentou Wang.

    Veja também: Israel diz que está treinando para melhorar prontidão

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original