China faz exercícios militares ao redor de Taiwan, diz mídia estatal
Operação acontece dias depois que o novo presidente de Taiwan assumiu o cargo
A China iniciou exercícios militares conjuntos em torno de Taiwan nesta quinta-feira (23), disse a mídia estatal chinesa. A operação deve durar até a próxima sexta-feira (24).
A ação acontece dias depois que o novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, assumiu o cargo e pediu que Pequim acabe com as ameaças contra a região.
O Exército de Libertação do Povo Chinês (PTA) disse que iniciou exercícios militares conjuntos, envolvendo o exército, a marinha, a força aérea e foguetes, em áreas ao redor de Taiwan às 7:45 da manhã (no horário local).
A operação acontece no Estreito de Taiwan, no norte, no sul e no leste do território, bem como em áreas ao redor das ilhas controladas por Taiwan – incluinto Kinmen, Matsu, Wuqiu e Dongyin, informou o Exército em um comunicado.
Taiwan disse que a operação faz parte de um cenário que o governo local já tinha antecipado, disse uma autoridade sênior taiwanesa à Reuters nesta quinta-feira (23).
“É lamentável que a China tenha escolhido o pior cenário para destruir a paz regional”, disse o funcionário, que estava falando anonimamente, dada a sensibilidade do assunto.
Os exercícios visam testar as “capacidades de combate real conjuntas” das forças, disseram os militares da China.
“Esta é também uma punição para os atos separatistas dos movimentos de independência de Taiwan e um aviso severo contra a interferência e provocação por forças externas”, acrescentou o Exército.
*Com informações da Reuters