Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    China está comprometida com neutralidade de carbono, diz enviado à COP27

    Multilateralismo e cooperação são fundamentais para resolver a mudança climática global, diz enviado especial climático Xie Zhenhua

    Enviado climático da China Xie Zhenhua em Davos
    Enviado climático da China Xie Zhenhua em Davos Arnd Wiegmann/Reuters

    Richard Valdmanisda Reuters

    em Sharm el-Sheikh

    O enviado especial climático da China, Xie Zhenhua, disse nesta terça-feira (8) que Pequim está comprometida em alcançar a neutralidade de carbono.

    Segundo Zhenhua, o multilateralismo e a cooperação são fundamentais para resolver a mudança climática global.

    “Não importa o quanto o ambiente externo mude, e não importa quantos desafios enfrentamos, a China tem firme determinação em alcançar essa visão de neutralidade de carbono”, disse ele a delegados na cúpula climática COP27 no Egito.

    Cumprimento de metas

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse aos países reunidos no início da cúpula da COP27 no Egito, nesta segunda-feira (7), que enfrentam uma escolha difícil: trabalhar juntos agora para reduzir as emissões ou condenar as gerações futuras a catástrofe climática.

    O discurso pretendia dar um tom urgente à medida que os governos se reúnem para duas semanas de conversas sobre como evitar os piores impactos das mudanças climáticas, mesmo que estejam distraídos com a guerra da Rússia na Ucrânia, a inflação desenfreada ao consumidor e a escassez de energia.

    “A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer”, disse Guterres a delegados reunidos na cidade litorânea de Sharm el-Sheikh. Líderes de países da Grã-Bretanha à Arábia Saudita devem falar ao final do dia.

    Guterres pediu um pacto entre os países mais ricos e mais pobres do mundo para acelerar a transição dos combustíveis fósseis e a entrega do financiamento necessário para garantir que os países mais pobres possam reduzir as emissões e lidar com os impactos inevitáveis ​​do aquecimento que já ocorreu.

    (Com informações de de Valerie Volcovici, da Reuters)