China e Rússia concordam em estender Tratado de Boa Vizinhança
Líderes se reuniram por teleconferência nesta segunda-feira (28)


O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta segunda-feira (28) com o presidente russo, Vladimir Putin, por meio de teleconferência em Pequim.
Os dois líderes emitiram uma declaração conjunta, anunciando oficialmente a extensão do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amigável China-Rússia, segundo a mídia estatal Xinhua.
Segundo o líder chinês, o acordo injeta “energia positiva” na comunidade internacional por meio de sua estreita cooperação, já que o mundo está entrando em um período de turbulência e mudança e o desenvolvimento humano é confrontado com múltiplas crises.
“Os dois países deram um bom exemplo para um novo tipo de relações internacionais”, disse Xi ao afirmar que mantém conversas com o presidente russo.
A China já ultrapassou a marca de um bilhão de doses da vacina contra a Covid-19 administradas no país. Capital da Rússia, Moscou registrou recorde de mortes pela doenças – foram 144 mortes entre sexta-feira e sábado. Em toda a Rússia foram 21 mil casos de Covid-19 em 24 horas.