Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China diz que G20 não é um “lugar adequado” para discutir Ucrânia

    Encontros do grupo não devem "discutir questões políticas e de segurança", e sim de cooperação econômica internacional, afirmou porta-voz chinês

    Hannah Ritchieda CNN

    O fórum do Grupo dos Vinte (G20) “não é um lugar adequado para discutir questões políticas e de segurança como a Ucrânia”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, a repórteres nesta terça-feira (15).

    “O G20 é o principal fórum para a cooperação econômica internacional, e não é um lugar adequado para discutir questões políticas e de segurança como a Ucrânia“, disse Zhao, respondendo a uma pergunta sobre os supostos planos do governo indonésio de deixar a crise na Ucrânia fora da pauta da Agenda da Cúpula do G20.

    O G20 é um fórum intergovernamental composto pelas maiores economias do mundo – incluindo Rússia, China e Estados Unidos. O grupo deve realizar sua próxima cúpula de líderes em outubro na ilha indonésia de Bali.

    Além da cúpula de líderes, eventos especiais são organizados ao longo do ano, incluindo grupos de trabalho, reuniões e reuniões ministeriais.

    Em fevereiro, a iminente invasão russa da Ucrânia dominou as conversas entre os ministros das Finanças do G20 na capital indonésia de Jacarta, com líderes alertando sobre as consequências econômicas que resultariam de qualquer conflito.

    Tópicos