China diz estar “seriamente preocupada” com relatório nuclear dos EUA
Pequim afirma que Casa Branca tenta criar ameaça artificial para obter ganhos estratégicos
A China está seriamente preocupada com um relatório que afirma que os Estados Unidos aprovaram um plano estratégico nuclear para se concentrar na rápida expansão da China no seu arsenal nuclear, disse o Ministério dos Relações Exteriores chinês nesta quarta-feira (21).
“Os EUA estão vendendo a narrativa da ameaça nuclear da China, encontrando desculpas para procurar vantagens estratégicas”, disse uma porta-voz da chancelaria chinesa.
De acordo com uma reportagem do New York Times, o presidente dos EUA Joe Biden aprovou em março um plano estratégico nuclear altamente confidencial que foca no arsenal em rápido crescimento da China, mas também procura preparar os EUA para possíveis desafios nucleares coordenados de China, Rússia e Coreia do Norte.
“A China está seriamente preocupada com o relatório relevante, e os fatos provaram plenamente que os Estados Unidos têm constantemente incitado a chamada teoria da ameaça nuclear da China nos últimos anos”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, numa coletiva de imprensa.
A Casa Branca disse na terça-feira (20) que o plano estratégico nuclear sigiloso aprovado por Biden este ano não é uma resposta a um único país ou ameaça.
Os EUA tem apontado consistentemente para o armamento nuclear expansivo e crescente da China. Um relatório anual do Pentágono em outubro passado afirmou que a China tinha mais de 500 ogivas nucleares operacionais no seu arsenal e provavelmente terá mais de 1.000 ogivas até 2030.
“Diplomacia do panda”: China enviará dois desses animais para Austrália