Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China, Coreia do Sul e Japão fecham acordos em cúpula regional

    Cúpula dos países da região volta a ser realizada depois de quatro anos

    Presidente da China Xi Jinping em Pequim
    Presidente da China Xi Jinping em Pequim 11/3/2024 REUTERS/Tingshu Wang

    Ed Daviesda Reuters

    Seul

    Os líderes da Coreia do Sul, China e Japão emitiram na segunda-feira (27) uma declaração conjunta em relação à cooperação em diversas áreas, desde o comércio às mudanças climáticas e, até, o envelhecimento das sociedades.

    A declaração foi acordada depois de o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, terem realizado a cúpula dos três Estados pela primeira vez em mais de quatro anos.

    Aqui estão alguns dos principais acordos da declaração:

    Cooperação trilateral

    Os países se esforçarão para realizar regularmente a cúpula trilateral e as reuniões ministeriais e trabalharão para garantir que as pessoas dos três países “possam desfrutar dos benefícios substantivos que emanam desta cooperação”. O Japão sediará a próxima cúpula.

    Intercâmbio

    O objetivo traçado pela cúpula é aumentar para 40 milhões o número de intercambistas até 2030, através de programas de domínio da cultura, do turismo e da educação.

    Mudanças climáticas

    Os três reconheceram a necessidade de trabalhar em conjunto na transição para zerar as emissões de gases causadores do efeito de estufa e para a neutralidade das emissões de carbono. Os países assumiram o compromisso de tomar medidas sólidas e a apoiar os esforços para atingir a meta de limitação de aumento da temperatura do Acordo de Paris.

    Conservação

    Eles concordaram em colaborar para reduzir a poeira e as tempestades de areia no Leste Asiático. Promoverão também a conservação marinha e trabalharão para completar um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, bem como para reduzir a pesca ilegal.

    Cooperação econômica e comércio

    Os países concordaram em apoiar as discussões para acelerar as negociações para um acordo de livre comércio trilateral. Reafirmaram o apoio a um sistema comercial multilateral aberto e baseado em regras, tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como núcleo.

    “Continuaremos a trabalhar para garantir condições de concorrência equitativas a nível mundial para promover um ambiente de comércio e investimento livre, aberto, justo, não discriminatório, transparente, inclusivo e previsível”, afirmaram.

    Os países reafirmaram o seu compromisso em manter os mercados abertos e impulsionar a cooperação na cadeia de abastecimento.

    Saúde e envelhecimento

    Os países adotaram, ainda, uma declaração conjunta sobre a prevenção de futuras pandemias. Concordaram também em enfrentar conjuntamente os desafios relacionados com as baixas taxas de natalidade e o envelhecimento das sociedades através de intercâmbios entre os governos e especialistas.

    Paz regional e internacional

    Reafirmaram o interesse e a responsabilidade comuns de manter a paz, a estabilidade e a prosperidade na Península Coreana e no Nordeste Asiático. Os países reiteraram posições sobre a desnuclearização da Península Coreana e a questão de sequestros na região.