Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chile rejeita Constituição, Kirchner apresentará queixa e mais de 5 de setembro

    Com 99,99% das mesas contabilizadas, 61,86% dos eleitores eram contrários ao texto apresentado pela Convenção Constitucional chilena e 38,14% eram favoráveis

    Apuração dos votos do plebiscito sobre a nova constituição do Chile
    Apuração dos votos do plebiscito sobre a nova constituição do Chile Marcelo Hernandez/Getty Images

    CNN Brasil

    A rejeição da população chilena a uma proposta de nova Constituição através de um plebiscito votado neste domingo (4), e a expectativa de que a vice-presidente argentina Cristina Kirchner apresenta uma queixa no caso do atentado que sofreu em Buenos Aires, estão entre os destaques desta segunda-feira (5).

    População chilena rejeita proposta de nova Constituição; presidente diz que “democracia sai mais robusta”

    A população chilena rejeitou a proposta de nova Constituição, em plebiscito neste domingo (4). A opção “rejeito” prevaleceu sobre a aprovação do texto apresentado.

    Com 99,99% das mesas contabilizadas, 61,86% dos eleitores eram contrários ao texto apresentado pela Convenção Constitucional chilena. Já os favoráveis eram 38,14%.

    A votação, que foi obrigatória, ocorreu entre 8h e 18h (pelo horário local). Segundo estimativa das autoridades chilenas, cerca de 15 milhões de pessoas estavam aptas a votar.

     

    Após a confirmação de que a população do Chile decidiu rejeitar a nova constituição para o país, o presidente Gabriel Boric fez um pronunciamento no qual afirmou que, independentemente do resultado das urnas, a democracia chilena saiu “mais robusta” neste domingo (4).

    “Hoje, o povo do Chile falou em alto e bom som, nos dando duas mensagens: a primeira é que eles amam e valorizam sua democracia e confiam nela para superar as diferenças e seguir em frente”, começou o presidente.

    Cristina Kirchner apresentará queixa por atentado que sofreu, diz advogado

    A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, apresentará, nesta segunda-feira (5), uma queixa no caso que investiga o ataque que sofreu, na última quinta-feira (2), de acordo com a confirmação de Gregorio Dalbón, um de seus advogados.

    Dalbón fez as declarações tanto à agência oficial Télam quanto a vários meios de comunicação locais em referência ao caso que está sendo investigado pela juíza María Eugenia Capuchetti e pelo promotor Carlos Rívolo.

    Uma fonte da Polícia Federal da Argentina, com conhecimento direto da investigação do ataque contra a vice-presidente Cristina Kirchner, disse à CNN que Brenda Elizabeth Uliarte, namorada de Fernando Sabag, detido por ser apontado como o autor da tentativa de disparo, foi presa no domingo (5).

    A mesma fonte informou à CNN que a prisão da mulher está relacionada com a investigação do caso.

    Lula encontra trabalhadoras domésticas; Bolsonaro participa de solenidade

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda de campanha em encontro com trabalhadoras domésticas, neste domingo (4), em São Bernardo do Campo (SP). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da solenidade de substituição da bandeira nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

    Ciro Gomes (PDT) foi ao interior de Minas Gerais e a São Paulo e Simone Tebet (MDB) a Aparecida (SP).

    Barroso suspende piso salarial da enfermagem para avaliar impacto sobre a saúde

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu, neste domingo (4), a lei que criou o piso salarial da enfermagem para avaliar melhor o impacto dela sobre o sistema de saúde.

    A decisão foi tomada após analisar informações preliminares e argumentação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

    Brasileirão: times do G-4 empatam e seguem longe do líder Palmeiras

    No G-4 do Campeonato Brasileiro, Flamengo, Corinthians e Internacional empataram seus jogos neste domingo (4) e perderam a oportunidade de encostar no líder Palmeiras. No dia anterior, o Verdão também ficou no empate e abriu chance para que seus rivais se aproximassem do topo da tabela, o que não aconteceu. Com o resultado, o Palmeiras chegou a 51 pontos.

    O vice-líder Flamengo recebeu o Ceará e ficou no 1 a 1. O time visitante abriu o placar com Jô no fim do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Gabigol marcou e deixou tudo igual. Mas ficou nisso. O Mengão segue na segunda posição, com 44 pontos, enquanto o Vozão, em 15º, foi a 28 pontos.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.