Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chefe da Otan diz que EUA continuam “totalmente comprometidos” com aliança

    Mark Rutte elogiou papel americano nas negociações de paz na Ucrânia e disse que conflito é global devido à participação da Coreia do Norte, China e Irã

    Da CNN

    O Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, reiterou sua crença de que os EUA continuam comprometidos com a aliança.

    “Não há planos de retirada ou algo assim. Sabemos que os EUA estão completamente comprometidos com a Otan“, disse Rutte a repórteres nesta quinta-feira (3) antes das reuniões com os ministros das Relações Exteriores da aliança.

    Rutte observou que entende o desejo dos Estados Unidos de se concentrar em outras partes do mundo, incluindo o Indo-Pacífico. “Acho que é do nosso interesse que consigamos manter todo esse planeta estável”, afirmou.

     

    Rutte também realizou uma entrevista coletiva conjunta em Bruxelas com o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, na qual o chefe da Otan elogiou os esforços dos EUA para chegar a um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

    “Temos que garantir que, sempre que o cessar-fogo ou um acordo de paz for alcançado, ele seja duradouro”, afirmou. “Esta não é uma guerra regional, é um conflito global porque a Rússia está trabalhando junto com a Coreia do Norte, com a China, com o Irã”, acrescentou Rutte.

    O presidente Donald Trump critica o papel dos EUA na aliança e recentemente lançou dúvidas sobre se ele defenderia os aliados da Otan “se eles não pagassem”.

    Tópicos