Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chefe da ONU diz que G20 deve superar desconfianças e fazer mais pelo clima

    António Guterres discursou na véspera da Cúpula do G20, em Roma; ele pediu que líderes 'acelerem o passo' no cumprimento de metas pelo clima

    Secretário-geral da ONU, António Guterres
    Secretário-geral da ONU, António Guterres Foto: Reuters

    Crispian Balmerda Reuters

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou nesta sexta-feira (29) que o mundo se lança em direção a um desastre climático. Segundo ele, os líderes do G20 precisam fazer mais para ajudar os países mais pobres.

    Falando na véspera da cúpula do grupo das maiores economias do mundo, Guterres disse que existem “níveis perigosos de desconfiança” entre as nações e que espera que a reunião de dois dias ajude a superar isso.

    Guterres pediu ao G20 que direcione mais fundos a países pobres, inclusive por meio de alívio de dívida, e fortaleça o acesso destes países a vacinas contra Covid-19.

    Ele acrescentou que a recuperação econômica da pandemia está amplificando as desigualdades. “Isto é imoral.”

    Guterres ainda pediu que as economias ricas cumpram seu compromisso já antigo de fornecer US$ 100 bilhões por ano para ajudar o mundo em desenvolvimento a enfrentar a ameaça crescente representada pela mudança climática.

    “Infelizmente, a mensagem aos países em desenvolvimento é essencialmente esta: o cheque está no correio. Em todas as nossas metas climáticas, temos milhas a percorrer. E precisamos acelerar o passo”, disse Guterres.

    Muitos dos líderes a caminho de Roma, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voarão imediatamente em seguida à Escócia para a conferência da ONU sobre mudanças climáticas COP26, considerada vital para se combater a ameaça da elevação das temperaturas.