Chefe da agência espacial russa ameaça acabar cooperação com estação internacional
Diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin fez críticas às sanções impostas ao país em publicação no Twitter
O diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, fez uma série de publicações inflamadas no Twitter neste sábado (2) sugerindo que a Rússia pode encerrar a cooperação na Estação Espacial Internacional (EEI) devido a sanções internacionais à capital do país, Moscou.
“Acredito que a restauração das relações normais entre parceiros na Estação Espacial Internacional e em outros projetos conjuntos só é possível após a remoção total e incondicional das sanções ilegais”, disse Rogozin em publicações em sua conta verificada no Twitter.
Rogozin alertou que a Roscosmos preparará “propostas concretas à liderança do nosso país” sobre a possibilidade de encerrar a cooperação na EEI com as agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão.
Alguns antecedentes: o chefe da agência espacial da Rússia tem a reputação de falar abertamente nas redes sociais, fazendo comentários sobre questões geopolíticas e direcionando críticas aos EUA.
A Nasa sustenta que tem uma estreita relação de trabalho com a Roscosmos que não é afetada pela situação política na Terra e pela guerra na Ucrânia.
Rogozin postou anteriormente um vídeo CGI fortemente editado que parecia fazer a ameaça de que os cosmonautas russos abandonariam o astronauta da Nasa Mark Vande Hei no espaço. Vande Hei, que partiu para a EEI em abril de 2021, retornou à Terra em 30 de março, junto com os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov.
O veterano ex-astronauta Scott Kelly disse recentemente à CNN que desistiria de sua guerra no Twitter com Rogozin, após um aviso de um funcionário da Nasa de que tais ataques são “prejudiciais” à missão da EEI.
Desde novembro de 2000, a EEI funciona como um laboratório orbital 420 quilômetros acima do nosso planeta, bem como um lar para equipes de astronautas e cosmonautas em rotação contínua. Foi o local de várias estreias, pois os astronautas sequenciaram com sucesso o DNA e celebraram as culturas cultivadas no espaço.