Charles deve manter tradição de sua mãe, diz ex-embaixador do Brasil em Londres
Para Rubens Barbosa, apesar de percalços, monarquia tem prestígio entre britânicos
O ex-embaixador do Brasil em Londres Rubens Barbosa disse, em entrevista à CNN, que o rei Charles III deve manter a mesma tradição da mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8).
“Charles deve continuar como um símbolo da união nacional, continuar a ter uma profunda presença nacional”, afirmou. “Vai continuar nessa trajetória de grande aceitação – até aqui pelo menos – e de continuidade da monarquia”, acrescentou Barbosa.
O ex-embaixador destacou a queda de prestígio da monarquia após a morte da princesa Diana, mas disse que houve recuperação e que a monarquia tem hoje o “prestígio da população”.
Como já destacou a CNN, após a morte da princesa, uma parcela da população britânica se indignou com o silêncio da rainha. O jornal inglês “The Express” registrou na manchete de seu exemplar, na edição um dia depois do acontecido, a frase “show us you care” (mostre-nos que você se importa, na tradução literal).
“Por interferência política do primeiro-ministro Tony Blair, ela voltou atrás e homenageou a Diana, permitiu o enterro com honras reais”, disse Barbosa.
“Hoje, a monarquia tem prestígio lá, continua com prestígio. E a monarquia está ligada, através da mídia e das comunicações, com a população”, acrescentou.
Barbosa ainda lembrou a visita que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez à Londres quando era o chefe do Executivo, em 1997. “Ela esteve em nossa residência para um jantar que o presidente ofereceu”, disse. “Sempre muito simpática, muito interessada no Brasil”, finalizou o ex-embaixador.
*Publicado por Carolina Cerqueira